J. K. Rowling
Fotografia: D.R.

‘O Ickabog’. Novo livro de J.K. Rowling traz um concurso para as crianças portuguesas

O novo livro infantil de J.K. Rowling, intitulado O Ickabog, será publicado em Portugal em novembro e vem acompanhado de um desafio para os mais novos. À semelhança do que aconteceu no Reino Unido, a escritora lançou um concurso de ilustração para que as crianças portuguesas possam ver os seus desenhos no livro.

O enredo de O Ickabog gira em volta do rei Fred,que decide partir com um exército para as Terras Pantanosas, no extremo norte do reino, com o intuito de caçar o Ickabog, uma personagem dos contos infantis que é usada para assustar as crianças. O novo livro de Rowling, que foi feito para se ler em voz alta, afasta-se assim do universo de Harry Potter e passa-se no reino imaginário da Cornucópia.

A escritora já tinha revelado que o livro estava planeado para sair depois do sétimo volume de Harry Potter, contudo devido ao seu envolvimento em outros projetos acabou por adiar a edição da história. J.K. Rowling escreveu o primeiro capítulo de O Ickabog há cerca de dez anos para os filhos, mas só voltou a pegar no manuscrito durante a pandemia. No final de maio, depois de ter sido revisto, a escritora disponibilizou o conto gratuitamente para que as crianças em confinamento pudessem lê-lo.

Os dois primeiros capítulos do livro, que se encontram disponíveis online, foram um sucesso instantâneo tendo, nas primeiras 24 horas, cinco milhões de visualizações em mais de 50 países. Nessa altura Rowling anunciou também que a história seria publicada em formato de livro no dia 10 de novembro, com os direitos de autor a reverterem para organizações e projetos afetados pela Covid-19.

Em Portugal a edição será feita pela Editorial Presença que, à semelhança da edição inglesa, irá disponibilizar, durante as próximas sete semanas, todos os capítulos de O Ickabog de forma gratuita. Além disso, a editora lançou um concurso de ilustração para crianças dos 7 aos 12 anos terem os seus desenhos impressos na versão portuguesa do livro e poderem ainda receber um prémio.

As crianças que estiverem interessadas em participar no desafio têm apenas de preencher um formulário de inscrição, presente no site da editora, e submeter um desenho. A Presença irá ainda divulgar, assim que os novos capítulos forem lançados, sugestões de temas que as crianças podem usar para participar no desafio.

Lê também: J.K. Rowling. Os sucessos e deceções da escritora de ‘Harry Potter’
Mais Artigos
tweetstorms
Twitter e Zoom analisam casos de racismo devido a algoritmo