Harry Potter

Harry Potter volta a estrear e bate recorde de bilheteira na China

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o filme mais visto no fim de semana na China. Segundo dados da consultora Artisan Gateway, o primeiro dos oito filmes sobre o feiticeiro arrecadou cerca de 11,5 milhões de euros, espalhado por cerca de 16 mil salas de cinema.

A película foi exibida nas versões IMAX e 3D. As versões IMAX do filme, disponíveis em 594 locais, representaram 1,76 milhões de euros, cerca de 17% do total do filme em três dias.

Curioso é que o filme teve nos três dias um desempenho melhor do que o obtido durante todo seu período em cartaz em 2002 em que foi exibido em 2D. De acordo com a revista  Variety, a indústria cinematográfica local passava por um processo de reforma de cima para baixo. Em termos totais, Harry Potter e a Pedra Filosofal acumulou uma receita de 18 milhões de euros em bilheteira desde o lançamento há 18 anos.

O fim de semana na China foi de desconfinamento. Mais telas voltaram ao serviço com uma diminuição da restrição obrigatória de assentos. De 30% da capacidade para 50% da lotação da sala possibilitou assim a venda de mais ingressos. A receita obtida aumentou 29%, de 14,3 para 18,4 milhões de euros.

O filme chinês mais visto de 2019 foi o drama policial Sheep Without A Shepherd. Mais acima no top das películas mais vistas no fim de semana estiveram Bad Boys For Life de 2020, com Will Smith e Martin Lawrence, e o vencedor de um Oscar por melhores efeitos especiais, Interstellar de 2014, com Matthew McConaughey.

O crescimento de receita no último fim de semana não compensa os estragos provocados pelo encerramento e posteriores limitações da lotação das salas de cinema devido à pandemia por Covid-19. Segundo a Artisan Gateway, há um decréscimo de 92% da verba obtida das bilheteiras em comparação com o ano passado.

Mais Artigos
Iva Domingues Dia da Cristina
Iva Domingues deixa ‘Big Brother’ e já tem substituta