O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Blindness - Ensaio sobre a Cegueira - Representação Teatral em Londres
Blindness at the Donmar Warehouse

Obra de Saramago adaptada para peça de teatro em Londres

A obra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago está a ser encenada em Londres. O romance é representado pela companhia de teatro Donmar Warehouse com o título Blindness. Trata-se de uma das primeiras peças teatrais com as regras do distanciamento social impostas pelos responsáveis devido à pandemia por Covid-19.

De acordo com a informação no site da Donmar Warehouse, a interpretação é descrita como uma instalação sonora de distanciamento social”. Os espetadores ouvem o texto narrado pela atriz Juliet Stevenson através de auscultadores.

A obra foi adaptada pelo argumentista Simon Stephens e encenada por Walter Meierjohann, “após ler a versão do Simon da alegoria extraordinária de Saramago sobre a resposta de um governo e da sociedade a uma pandemia, eu sabia que esta era uma história que tínhamos que contar imediatamente”, explicou à Agência Lusa o diretor artístico da Donmar Warehouse, Michael Longhurst.

Os espetáculos ao vivo em recinto fechado continuam a ser proibidos no Reino Unido para prevenir o risco de surtos de infeção pelo novo coronavirus. No entanto, o Governo liderado por Boris Johnson autorizou recentemente o início de pilotos com audiência no sentido de reabrir de teatros e salas de concertos no outono.

As medidas de segurança incluem o distanciamento dos espetadores entre si por pelo menos dois metros de distância, exceto se estiverem acompanhados por alguém do mesmo grupo, e a obrigação de usar máscara, tal como os funcionários do teatro.

Blindness tem quatro sessões diárias de 70 minutos. Auscultadores, cadeiras, casas de banho e espaços públicos são limpos entre cada uma das quatro representações. A peça vai estar em cena até ao próximo sábado, dia 22.

O romance Ensaio sobre a Cegueira foi publicado em 1995 e José Saramago foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.