7 Maravilhas
Santo António, Festas de Lisboa

7 Maravilhas da Cultura Popular. Já são conhecidas as semifinalistas

O lote completo de candidaturas semifinalistas ficou fechado este domingo (16)

Mais de dois meses depois do início da procura das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a estação pública completou, este domingo (16), o lote de 28 candidaturas semifinalistas. Seguem-se agora duas semifinais, antes da derradeira emissão.

O lote de semifinalistas compreende três métodos de seleção diferentes. Das 140 candidaturas pré-finalistas, foram apuradas, em primeiro lugar, 20 semifinalistas, em 20 programas em direto, que decorreram nos meses de julho e agosto. Cada uma das candidaturas apuradas nesta primeira etapa corresponde a cada um dos 18 distritos do país e às duas regiões autónomas.

Os 20 vencedores da etapa regional foram: Festa da Espiga, Faro; A Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, Bragança; Abertura das Talhas, Beja; Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, Guarda; Bonecos de Estremoz, Évora; Olaria Pedrada de Nisa, Portalegre; Sexta 13 – Noite das Bruxas,  Vila Real; Picareto, Santarém; Romaria de S. Bartolomeu, Viana do Castelo; Fachos, Madeira; Muros de Pedra Seca, Leiria; Romaria de São Paio da Torreira, Aveiro; Fado de Coimbra, Coimbra; Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, Viseu; Festas em Honra do Divino Espírito Santo, Açores; Os Santeiros de São Mamede do Coronado, Porto; Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, Setúbal; Filigrana da Póvoa de Lanhoso, Braga; Colete Encarnado, Lisboa; Feira de S. Tiago, Castelo Branco.

Aos 20 primeiros semifinalistas juntaram-se, este domingo, seis repescados, a partir dos 20 segundos classificados. O segundo classificado de cada distrito ou região autónoma foi dado a conhecer na emissão diária seguinte àquela em que foi revelada a candidatura semifinalista da região.

As candidaturas que se juntaram às 20 semifinalistas, no programa de repescagem, foram: Bailinho da Madeira, Madeira; Criptojudaísmo de Belmonte, Castelo Branco; Festa da Transumância e dos Pastores, Guarda; Festas de São João, Braga; Romaria de São João D’Arga, Viana do Castelo; Santo António, Festas de Lisboa, Lisboa.

Os outros dois semifinalistas são os candidatos dos locais que acolhem os programas das meias-finais ou da final, que é o caso de Salir e Torres Novas – para as semifinais – e Bragança – para a final. Assim, também a Festa da Bênção do Gado (Torres Novas) e a Festa de Charolo de Outeiro (Bragança) ganharam um lugar na próxima etapa da iniciativa. A Festa da Espiga, de Salir, foi vencedor regional por isso foi apurado diretamente.

Estes 28 semifinalistas vão ser distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que vão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, derradeira gala do projeto onde serão conhecidas as sete vencedoras, acontecerá a 5 de setembro no prime-time da RTP.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Grand Army
Grand Army. Uma série adolescente com temas que importam