podcast
Fotografia: EF com Freepik

17 podcasts para amantes de televisão e cinema

Para os amantes de televisão e cinema que gostam de ouvir além daquilo que vêem, o Espalha-Factos sugere 17 podcasts. Alguns são sobre séries específicas, outros mais em estilo de análise ou comentário, e alguns com entrevistas a atores ou celebridades. Além disso, não podia faltar o Fita Isoladora, o podcast semanal do EF

Little Gold Men

Neste podcast da revista americana Vanity Fair, um alargado painel de comentadores — jornalistas e críticos da revista — analisa, semanalmente, as mais recentes séries e filmes que vão sendo lançados e o seu papel no caminho para a temporada de prémios. Não só nos dão a conhecer os timings e as estratégias adoptadas nas campanhas a prémios como os Óscares, Emmys e Golden Globes, como analisam e comentam séries e filmes de forma informada e com direito a várias perspetivas. O podcast é também completado por interessantes entrevistas a convidados pertinentes, tornando-o imperdível para quem gosta de estar informado sobre os ins e outs da indústria.

Office Ladies

Jenna Fischer e Angela Kinse apresentam podcast Office Ladies
Jenna Fischer e Angela Kinsey em ‘The Office’. | Fotografia: D.R.

Em Office Ladies, Jenna Fischer (Pam Beasley) e Angela Kinsey (Angela Martin), amigas de longa data que se conheceram no set da versão americana de The Office, põem a conversa em dia e analisam a sitcom de enorme sucesso (e que vive hoje um renascimento, graças às plataformas de streaming), episódio por episódio. Com boa disposição e convidados especiais, o podcast levanta a cortina e revela informações exclusivas do que se passava por detrás das câmaras durante os mais de oito anos da série.

David Tennant Does a Podcast With…

David Tennant é… David Tennant (e basta). Esse é, talvez, o melhor aperitivo que pode ser feito para se ouvir este podcast. A primeira temporada ficou disponível em 2019 e trouxe boas conversas com nomes como Olivia Colman (a sua parceira em Broadchurch), Whoopi Goldberg ou James Corden. De surpresa, este ano Tennant anunciou uma segunda temporada, que já estreou. No primeiro episódio, entrevista Jim Parsons, mas estão alinhadas conversas com Stacy Abrams, Dan Levy ou mesmo Judi Dench ao longo dos próximos meses.

They Coined It, a Mad Men Podcast

mad men
Fotografia: Divulgação

Feito especialmente a pensar em todos os amantes de Mad Men — a aclamada série da AMC sobre o mundo publicitário dos anos 60 — este podcast relembra os acontecimentos da narrativa, episódio a episódio, cinco anos após o grande final. Idealizado no período da pandemia, They Coined It tem episódios de aproximadamente uma hora e faz um divertido exercício de nostalgia e comentário sobre a série.

UOL Vê TV

Se, para ti, o mundo da televisão não tem fronteiras, de certeza que vais fazer de bom grado esta viagem até ao Brasil. O UOL Vê TV é produzido pela equipa de jornalistas e cronistas do portal brasileiro, e conta com um episódio semanal e boletins diários com menos de cinco minutos.

Se, em alguns casos, os temas são iminentemente domésticos, como por exemplo a saída do ar do muito popular Chaves, totalmente desconhecido em Portugal, noutros a discussão pode ser universal, como é o caso de episódios acerca do papel da mulher no jornalismo televisivo ou o ódio de Bolsonaro à Rede Globo.

The Hawkins Report: A Stranger Things Podcast 

stranger things 3
Fotografia: Netflix/Divulgação

Este podcast é para fãs de Stranger Things. Os episódios surgem apenas depois do lançamento de uma nova temporada, por isso por agora não há conteúdo para ouvir — a não ser que esteja na hora da tão desejada rewatch da série. O painel irreverente desta produção da LSG Media analisa sem filtros os novos episódios e expõe, às vezes de forma absurda, o que mais amam e o que mais odeiam na série.

Conan O’Brien Needs a Friend

Para quem gosta de uma boa e humorada conversa com celebridades, o podcast de Conan O’Brien preenche esses requisitos. O programa não foge muito ao que o apresentador Conan O’Brien faz no seu talkshow televisivo, a diferença é que a conversa é mais extensa e sem tabus, o que permite aos seus convidados falarem de assuntos com uma maior profundidade. Do leque de celebridades que já participaram, estão nomes como Michelle Obama, Neil Young, JJ Abrams, Tom Hanks, Lisa Kudrow entre muitos outros. A terceira temporada estreou em agosto deste ano e, no primeiro episódio, conta com a participação de Jim Carrey.

Know It All — Netflix

As séries da Netflix já se tornaram num essencial entre todo o universo do streaming. Neste podcast, a cada duas semanas, OnlyJayus, conhecida por vasculhar a internet à procura de factos estranhos, encontra respostas para as perguntas que lhe vêm à cabeça ao ver as novas séries originais da plataforma. Em episódios curtos, já explicou o que é a Eurovisão, o que precisamos de saber sobre a Lua ou se é realmente possível viajar no tempo.

Land of the Giants

há vários podcasts sobre a Netflix
Fotografia: Netflix/Divulgação

O podcast da Vox não fala necessariamente só sobre televisão, mas antes sobre gigantes empresas que têm dominado o panorama atual. A primeira temporada foca-se na Amazon, enquanto a segunda temporada conta a história da ascensão da Netflix. Os jornalistas da Vox entrevistaram executivos de topo na empresa, empregados atuais e antigos, e ainda especialistas e concorrentes (da Blockbuster) para compreender como a Netflix se tornou bem sucedida na distribuição e produção de conteúdo: de uma empresa que alugava filmes por correio a um gigante que se estreia numa nova liga com House of Cards.

The Watch

O The Watch surge pela mão da rede de podcasts The Ringer. Apresentado por dois viciados em cultura pop, fazem o cinema e a TV soar como música para os nossos ouvidos (uma vez que falam sobre estes três temas a fundo). Duas vezes por semana surgem discussões com vários focos; as mais recentes focam-se no panorama atual de Hollywood depois das nomeações aos Emmys, o fim da televisão por cabo como a conhecemos ou séries que não mereciam ser canceladas. São só alguns exemplos desta variedade, que se pode ouvir nas várias plataformas

Pop Culture Happy Hour 

Este podcast do norte-americano NPR cobre, de forma divertida e descontraída, assuntos de vários campos da cultura popular. Com um painel de comentadores, a apresentadora Linda Holmes leva-nos, ao longo de 30 minutos, por uma conversa em roda livre sobre vários temas: além de se falar sobre música ou livros, a televisão e o cinema estão entre os temas mais debatidos e são muitas as vezes em que se contextualiza estes mundos com o nosso mundo e os contextos em que se inserem na cultura pop.

Pop Life

Também do NPR, o podcast Pop Life assemelha-se ao Pop Culture Happy Hour, mas tem um foco diferente. São vários os temas em discussão, mas o cinema e a televisão estão entre os mais falados. Joe Lee é locutor na WAER, a rádio da Universidade Syracuse, em Nova Iorque, e recebe em todos os episódios Bob Thompson, professor na Universidade, que oferece à discussão um ponto de vista académico que é realmente interessante de ouvir.

A Minha Vida Dava Um Filme

No meio de tantos podcasts internacionais, sabe bem voltar a ouvir a nossa língua. Joana Miranda, apresentadora na SIC Radical, é amante de cinema e mostra-o neste podcast ao lado de Inês Gonçalves, jornalista e sidekick no A Minha Vida Dava Um Filme. Juntas trazem convidados de várias áreas para falar “sobre filmes, sobre a vida e sobre a conexão entre estes dois elementos”.

Tira Bilhete

Surgiu em maio, já em quarentena, como outros podcasts nesta lista. Mesmo assim, David, António e Francisco tiraram bilhete todas as semanas e continuam a fazê-lo, agora já ao vivo. A cada semana cada um dos membros escolhe um filme, que os outros dois têm de ver, recente ou antigo e de qualquer género. Depois discutem-no, com direito a histórias pessoais (e “irrelevantes”, dizem eles) sobre cinema.

Teleponto

Teleponto é um dos únicos podcasts em Portugal que se dedica à televisão portuguesa. Mário Almeida e Cristiana Guerra são licenciados em Comunicação Social e juntaram-se no verão de 2019 para dar voz a este projeto. Em entrevista ao EF, dizem que o Teleponto nasceu desta ideia de partilharmos a nossa opinião enquanto espectadores, jovens e millenials, de uma televisão maioritariamente gerida por boomers, e que muitas vezes é entendida como uma audiência que não consome TV generalista e que portanto, não tem uma opinião crítica sobre o meio”.

Os podcasts do Espalha-Factos

Nesta lista de podcasts para amantes de televisão e cinema não podia faltar o programa da casa: o nosso Fita Isoladora. A equipa do Espalha-Factos começou este podcast durante a quarentena, e continua a fazê-lo todas as semanas, remotamente, para discutir os assuntos do momento sobre televisão nacional e internacional, cinema, media, e muito mais.

Além disso, há episódios que duram apenas um minuto com sugestões de séries ou filmes, e ainda episódios especiais que analisam temas como a saída de Cristina Ferreira da SIC, o Big Brother ou quais os melhores filmes para veres este verão.

Recentemente, o EF lançou um novo podcast, desta vez inteiramente dedicado à mais recente edição do Big Brother. O De Olho no Big Brother vai para o ar uma vez por semana e analisa o programa ao pormenor com um painel de comentadores rotativo.

 

Sugestões de Carolina Correia, João Pardal, Mariana Nunes, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha.

Atualizado às 16h20 de 30/09 com os podcasts ‘Teleponto’ e ‘De Olho no Big Brother’

Mais Artigos
Amor Amor foi o programa mais visto do dia.
Audiências. ‘Amor Amor’ volta a ser o programa mais visto do dia