Samuel Úria
Samuel Úria na apresentação de 'Marcha Atroz', em 2018 | Fonte: Inês Graça, Espalha-Factos

À Escuta. Destaque para Samuel Úria, Time for T e h0b0

Samuel Úria regressa aos estúdios com ‘O Muro‘, Time for T lançam o tão esperado EP ‘Simple Songs for Complicated Times’ e Rakuun estreia-se oficialmente com um álbum homónimo: são estas as novidades da semana para ler em À Escuta, a rubrica semanal do Espalha-Factos que traz as novidades mais quentes da música portuguesa. 

Samuel Úria apresenta ‘O Muro‘, antevisão ao disco Canções do Pós-Guerra

Samuel Úria está de volta com ‘O Muro‘, canção que antecipa o novo disco que está a caminho. A canção, lançada na passada sexta-feira (14) antecipa, juntamente com ‘Fica Aquém‘, o álbum Canções do Pós-Guerra, que se encontra disponível para pré-venda e estará à disposição do público geral a partir de setembro. O disco promete ser a produção mais direta e madura de Samuel Úria até agora.

O single é mais uma prova de que Samuel Úria nunca desaponta: ‘O Muro‘ transpira poesia, algo que o compositor já nos vem habituando. A canção toca em temas difíceis como o perdão, o quão difícil é comunicar e amar alguém e a busca por um final feliz. Tão comovente como a música é o teledisco, realizado por Joana Linda e com a participação de Alex D’Alva TeixeiraJoana Espadinha Cláudia Pascoal, que segue um Úria solitário pelas ruas de Lisboa.

Simple Songs for Complicated Timeso EP de quarentena dos Time for T

Os Time for T retornam ao À Escuta após o esperado lançamento do seu EP. Antecipado por canções como ‘Qualquer Coisa‘, ‘Captivity‘ e ‘Manteiga‘, Simple Songs for Complicated Times surgiu como conceito numa caravana em Lagos, a meio da pandemia e a intenção era gravar um disco completamente nu, a baloiçar entre a voz e a guitarra. A banda mantém o seu tom indie-folk, com a guitarra acústica a sobressair, a voz rouca e coros suaves, e para atingir este resultado colaborou à distância entre Geneva, Lisboa, Madrid e Porto – o resultado foi um disco cantado entre o inglês, o português e o espanhol.

redo, o EP de 17 loops de h0b0

Sob alçada do label Chilli Pepper Fields, h0b0 lança redo, um disco de 17 loops perfeitos. Todas as faixas enquadram-se numa baliza temporal parecida (nenhuma tem muito mais que um minuto) e, apesar dos loops formarem um fractal e se conectarem de maneira perfeita e intencional, h0b0 encoraja os ouvintes a experienciar o disco da maneira que mais lhes convier: “são 17 loops. Mas podem ouvir como quiserem” é o que consta no comunicado de imprensa.

Para já, o disco está disponível para escuta no Bandcamp, onde há a possibilidade de adquirir o álbum em formato de cassete. O lançamento nas demais plataforams digitais está marcado para 21 de agosto.

Rakuun apresenta o seu EP de estreia

Rakuun (Rodrigo para os mais próximos) lançou esta semana o seu EP homónimo. Depois da sua participação no projeto Chinaskee, Rakuun sentiu a necessidade de “produzir e materializar ideias que proviessem unicamente dos ambientes que cria dentro da sua cabeça e que são exportados para o mundo “real” através da música”. O objetivo do EP é levar o ouvinte a explorar novas paisagens sonoras, que se situam entre dois lados de um espectro: entre o costume e a transgressão.

O artista caracteriza o projeto, que mistura vários géneros e pretende quebrar barreiras através da novidade e da expansão, como um “grito pela liberdade de criar“. Entre o acústico e o eletrónico, Rakuun monta um EP harmonioso e coeso, que quebra barreiras estéticas e padrões musicais tradicionais.

tanger-(طنجة)’, o segundo single de Highlight, o disco de estreia de St. James Park

‘tanger-(طنجة)’ assinala a colaboração entre IVYSt. James Park, o novo projeto de Tiago Sampaio. Os dois artistas juntam-se agora a solo, após terem trabalhado juntos na banda Grandfather’s HouseHighlight, o disco de estreia de St. James Park, casa deste single, foi lançado em exclusivo pela plataforma TIDAL e foi gravado em Paris. Duas etapas separam o processo de gravação do disco: o antes e o depois da pandemia.

Highlight foi editado em março deste ano e foi a estreia oficial de St. James Park. Composto, misturado e gravado por Tiago Sampaio, e masterizado por Rui Gaspar (Casota Collective e First Breath After Coma), conta com a participação de Lince, Noiserv e IVY.

Provérbio Ao Contrário‘, é o novo single do fadista Jonas

Provérbio ao Contrário’  é o novo single de Jonas, o fadista multifacetado que também é dançarino, coreógrafo, bailarino e cantautor. O single é uma antevisão ao disco que se avizinha. A canção pretende repensar provérbios populares da língua portuguesa e mostra toda a curiosidade que o mundo das artes desperta em Jonas, fruto da sua multidisciplinaridade.

O disco, cujo título ainda não foi revelado, tem edição marcada para 2021 e leva o selo da editora Valentim de Carvalho.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Feira do Livro livros
Podcast. Lisboa vs. Porto: Que diferença há entre as duas Feiras do Livro?