Fotografia: HBO/Divulgação

‘Normal People’: drama irlandês chega a Portugal pela HBO

Normal People é a nova estreia da HBO Portugal. Todos os doze episódios da série irlandesa ficaram disponíveis esta quarta-feira, 12 de agosto, na plataforma de streaming.

A nova minissérie, que chega agora a Portugal através da HBO, acompanha Marianne Sheridan e Connell Waldron enquanto navegam os primeiros anos da vida adulta, dos últimos dias do ensino secundário à faculdade, e os altos e baixos da relação amorosa que iniciam, em segredo, ainda na escola.

Ambos inteligentes, mas também muito diferentes, acabam por ir estudar juntos para o Trinity College, em Dublin. Mas a complicada relação entre os dois sofre pela forma como, naturalmente, as pessoas crescem, mudam e procuram a sua identidade durante os anos da faculdade, como se afastam ou aproximam, mas também pela marcada diferença de classe entre eles: apesar de serem da mesma pequena cidade na zona oeste da Irlanda, Marianne vem de uma família abastada, enquanto Connell é o filho da empregada doméstica da família de Marianne, uma diferença que afeta não só como os jovens se movem de forma distinta no mundo e na sociedade, mas também a percepção que as famílias de ambos têm do outro.

Lê também: HBO Portugal: Estas são as novidades para agosto

Um fenómeno literário

Normal People é uma série dramática que adapta a obra do mesmo nome de 2018 de Sally Rooney (também autora de Conversations with Friends), um sucesso de vendas – publicado em Portugal com o título Pessoas Normais, pela Relógio D’Água.

No ano de lançamento esteve na primeira lista de nomeados para o Man Booker Prize, foi eleito o Waterstones’ Book of the Year, e ganhou o prémio de Melhor Romance nos Costa Book Awards, para além de ter sido nomeado, em 2019, para o Women’s Prize for Fiction.

Fotografia: HBO/Divulgação

A minissérie tem sido aplaudida por ser, assim como o livro, extremamente realista, retratando de forma honesta e verossímil os atribulados primeiros anos da vida adulta, e também quão complicadas podem ser as relações, especialmente numa fase em que as pessoas experimentam e exploram diferentes versões de si mesmo.

Muitos elogios têm sido direccionados também à qualidade das atuações, à forma como lidaram com os momentos mais explícitos na série, e ao argumento, adaptado do livro pela própria autora e Alice Birch.

Um sucesso televisivo

Normal People é uma produção irlandesa para a BBC Three e para a Hulu. Nos papéis principais figuram Daisy Edgar-Jones como Marianne e Paul Mescal como Connell, num elenco maioritariamente irlândes que conta também como Desmond Eastwood, India Mullen, Niamh Lynch, Leah McNamara, Fionn O’ Shea e Sarah Greene.

Bem recebida pelo público e pela crítica, a série foi recentemente distinguida com quatro nomeações para os Emmys deste ano: Melhor Ator Principal em Série Limitada para Paul Mescal, Melhor Realização de Série Limitada para Lenny Abrahamson (nomeado aos Óscares em 2015 com Room), Melhor Argumento para Série Limitada para Sally Rooney e Alice Birch, e Melhor Casting para uma Série Limitada para Louise Kiely.

A série, que é uma das surpresas e fenómenos televisivos deste ano, chega agora a Portugal através da HBO Portugal, que disponibilizou todos os doze episódios esta quarta-feira, 12 de agosto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Enola Holmes
Crítica. Enola Holmes: Investigação divertida, mas esquecível