Delphine Seyrig
Foto: Delphine Seyrig

Festa do Cinema Francês regressa em outubro para 21.ª edição

A Festa do Cinema Francês anunciou as datas para a edição de 2020, que se vai realizar em outubro em Lisboa, Almada, Coimbra e Porto. O festival dedicado à cinematografia francesa contará também com uma extensão online, exibindo alguns filmes em plataforma VoD.

Apesar da programação ainda não ter sido revelada, sabe-se que vão ser exibidos cerca de 50 filmes, incluindo mais de 20 antestreias. Além disso, segundo a organização, alguns dos filmes selecionados vão ser exibidos, em paralelo à exibição em sala, em streaming para todo o país. Dessa forma, “todos poderão aproveitar a programação da Festa, sem prejuízo das medidas de proteção e segurança em relação à Covid-19.”

O festival inicia-se em Lisboa, de 8 a 21 de outubro, no Cinema de São Jorge, e conta também com uma programação especial que irá decorrer na Cinemateca Portuguesa. A Festa do Cinema Francês continua de 14 a 18 de outubro, em Almada, onde vão ser apresentados nove filmes no Fórum Municipal Romeu Correia, e de 21 a 24 de outubro, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. O evento chega ao fim na cidade do Porto, de 26 de outubro a 4 de novembro, no Teatro Rivoli e no Cinema Trindade.

Festa do Cinema Francês

O grande destaque deste ano será feito na obra da atriz, realizadora, ativista e estrela feminista, Delphine Seyrig. A retrospetiva que lhe será dedicada percorre a sua carreira como atriz e cineasta, incluindo o filme Les trois portugaises, sobre as escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

“Em nome próprio, realizou inúmeras obras que são o testemunho para uma geração de mulheres que se movia, no terreno, na luta pela igualdade de género. O seu trabalho como realizadora é intransigentemente radical e, por isso mesmo, uma voz vital e visionária na cultura da época”, reforçou a organização.

Esta 21.ª edição conta também com a secção Segunda Chance que vai apresentar filmes lançados em janeiro, fevereiro e março, mas que não foram exibidos devido ao confinamento. As novidades incluem ainda sessões escolares e debates sobre vários temas, entre eles, o papel da família em tempos de pandemia.

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, com o apoio da Embaixada de França e do Institut français du Portugal, em parceria com as redes Alliances Françaises e UniFrance Films.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Big Brother
‘Big Brother’. Uma nova casa, uma nova Teresa, concorrentes à antiga