Tilda Swinton no noon filme de Pedro Almodovar

Pedro Almodóvar e Regina King juntam-se à seleção do Festival de Veneza

Pedro Almodóvar e Regina King são as mais recentes confirmações do Festival de Veneza, anunciou esta segunda-feira (3) a organização. Os realizadores vão estrear os seus filmes no festival, na secção Out of Competition, juntando-se assim a Walter Sales. O cineasta brasileiro vai apresentar um filme sobre a prisão de Caetano Veloso.

O Festival de Veneza celebra a sua 77.ª edição de 2 a 12 de setembro. É o primeiro e o mais esperado festival internacional de cinema a ser realizado desde o início da pandemia de Covid-19 . Em alinhamento vão estar 60 filmes em vez dos 80 que foram exibidos no ano passado.

A secção principal do festival é a Venezia 77, à qual se segue também a Out of Competition e ainda a secção Horizons.

Filme sobre Caetano Veloso está em competição

Narciso em Férias, o filme que retrata parte da vida de Caetano Veloso, vai estrear na secção Out of Competition.

Este filme retrata os tempos em que Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos dentro de suas casas, a 27 de dezembro de 1968. Ambos foram acusados de pertencer a um movimento de oposição ao regime militar da altura, o movimento Tropicália. O encarceramento dos artistas não foi muito falado na época devido à grande censura e controlo do regime político sobre os media.

Agora, 52 anos depois, vamos poder ouvir na primeira pessoa, o relato dos acontecimentos.

View this post on Instagram

“NARCISO EM FÉRIAS" na Biennale di Veneza!  O documentário dirigido por @Renatovterra e @Ricalil produzido por @Paulalavigne, em coprodução com a @VideoFilmes_produtora (Walter Salles e João Moreira Salles) foi selecionado para o 77º Festival de Veneza, na categoria oficial Out of Competition.  No longa, @CaetanoVeloso relembra sua prisão na Ditadura Militar, quando ele e @Gilbertogil foram retirados de suas casas e deixados em celas sem nenhuma explicação do regime. Cinquenta e dois anos depois, Caetano relata o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado.  O 77º Festival de Veneza, que acontece de 2 a 12 de setembro, na Itália, o primeiro festival em formato presencial desde o início da pandemia de covid-19.  Viva o Cinema Brasileiro!  #CaetanoVeloso #BiennaleCinema2020 #LaBiennaleDiVenezia #Narcisoemférias #Narcissusoffduty #Cinemanacional

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso) on

À mesma secção juntaram-se mais dois filmes, The Human Voice, de Pedro Almodóvar, e One Night in Miami, de Regina King.

O primeiro é uma adaptação da peça de teatro do francês Jean Cocteau sobre uma mulher (Tilda Swinton) que espera desesperadamente pelo telefonema do amante que a abandona para casar com outra mulher. Este filme marca a estreia de Pedro Almodóvar nos filmes em língua inglesa.

“Estou muito entusiasmado por voltar a Veneza num ano tão especial como convidado , com a Covid-19, como convidado involuntário. Tudo será diferente, e eu estou ansioso para descobri-lo pessoalmente”, disse Almodóvar em comunicado.

Já o filme de Regina King conta a história de Cassius Clay, que mais tarde viria a ser reconhecido internacionalmente como Muhammad Ali, o lendário atleta de box.

Estão três filmes seleccionados para o Leão de Ouro

A lista oficial do Festival de Veneza também já foi anunciada. Para o grande prémio, intitulado de Leão de Ouro, competem os filmes Nomadland, The World to Come e ainda Pieces of a Woman.

Nomadland, de Chloé Zhao, conta a história de uma nómada após a Grande Depressão dos anos 30, nos Estados Unidos da América. Também poderemos contar com a presença de The World to Come, de Mona Fastvold. Este é um filme sobre o amor de duas mulheres aos seus maridos, na América do século XIX. A longa Pieces of a Woman, de Kornel Mundruczo,  explora os sentimentos de uma mãe que perde um filho.

Apesar de o novo coronavírus ainda se fazer sentir em várias partes de Itália, a organização do festival vai tomar as devidas precauções. A temperatura dos participantes vai ser medida, tal como vão ser criados mais espaços ao ar livre para a visualização dos vários filmes durante o evento.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
"Ne Change Rien", de Pedro Costa, foi um dos filmes do realizador exibidos no MotelX deste ano.
‘Cavalo Dinheiro’ e ‘Ne Change Rien’ de Pedro Costa embelezam o MOTELX’20