Tilda Swinton no noon filme de Pedro Almodovar

Pedro Almodóvar e Regina King juntam-se à seleção do Festival de Veneza

Pedro Almodóvar e Regina King são as mais recentes confirmações do Festival de Veneza, anunciou esta segunda-feira (3) a organização. Os realizadores vão estrear os seus filmes no festival, na secção Out of Competition, juntando-se assim a Walter Sales. O cineasta brasileiro vai apresentar um filme sobre a prisão de Caetano Veloso.

O Festival de Veneza celebra a sua 77.ª edição de 2 a 12 de setembro. É o primeiro e o mais esperado festival internacional de cinema a ser realizado desde o início da pandemia de Covid-19 . Em alinhamento vão estar 60 filmes em vez dos 80 que foram exibidos no ano passado.

A secção principal do festival é a Venezia 77, à qual se segue também a Out of Competition e ainda a secção Horizons.

Filme sobre Caetano Veloso está em competição

Narciso em Férias, o filme que retrata parte da vida de Caetano Veloso, vai estrear na secção Out of Competition.

Este filme retrata os tempos em que Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos dentro de suas casas, a 27 de dezembro de 1968. Ambos foram acusados de pertencer a um movimento de oposição ao regime militar da altura, o movimento Tropicália. O encarceramento dos artistas não foi muito falado na época devido à grande censura e controlo do regime político sobre os media.

Agora, 52 anos depois, vamos poder ouvir na primeira pessoa, o relato dos acontecimentos.

View this post on Instagram

“NARCISO EM FÉRIAS" na Biennale di Veneza!  O documentário dirigido por @Renatovterra e @Ricalil produzido por @Paulalavigne, em coprodução com a @VideoFilmes_produtora (Walter Salles e João Moreira Salles) foi selecionado para o 77º Festival de Veneza, na categoria oficial Out of Competition.  No longa, @CaetanoVeloso relembra sua prisão na Ditadura Militar, quando ele e @Gilbertogil foram retirados de suas casas e deixados em celas sem nenhuma explicação do regime. Cinquenta e dois anos depois, Caetano relata o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado.  O 77º Festival de Veneza, que acontece de 2 a 12 de setembro, na Itália, o primeiro festival em formato presencial desde o início da pandemia de covid-19.  Viva o Cinema Brasileiro!  #CaetanoVeloso #BiennaleCinema2020 #LaBiennaleDiVenezia #Narcisoemférias #Narcissusoffduty #Cinemanacional

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso) on

À mesma secção juntaram-se mais dois filmes, The Human Voice, de Pedro Almodóvar, e One Night in Miami, de Regina King.

O primeiro é uma adaptação da peça de teatro do francês Jean Cocteau sobre uma mulher (Tilda Swinton) que espera desesperadamente pelo telefonema do amante que a abandona para casar com outra mulher. Este filme marca a estreia de Pedro Almodóvar nos filmes em língua inglesa.

“Estou muito entusiasmado por voltar a Veneza num ano tão especial como convidado , com a Covid-19, como convidado involuntário. Tudo será diferente, e eu estou ansioso para descobri-lo pessoalmente”, disse Almodóvar em comunicado.

Já o filme de Regina King conta a história de Cassius Clay, que mais tarde viria a ser reconhecido internacionalmente como Muhammad Ali, o lendário atleta de box.

Estão três filmes seleccionados para o Leão de Ouro

A lista oficial do Festival de Veneza também já foi anunciada. Para o grande prémio, intitulado de Leão de Ouro, competem os filmes Nomadland, The World to Come e ainda Pieces of a Woman.

Nomadland, de Chloé Zhao, conta a história de uma nómada após a Grande Depressão dos anos 30, nos Estados Unidos da América. Também poderemos contar com a presença de The World to Come, de Mona Fastvold. Este é um filme sobre o amor de duas mulheres aos seus maridos, na América do século XIX. A longa Pieces of a Woman, de Kornel Mundruczo,  explora os sentimentos de uma mãe que perde um filho.

Apesar de o novo coronavírus ainda se fazer sentir em várias partes de Itália, a organização do festival vai tomar as devidas precauções. A temperatura dos participantes vai ser medida, tal como vão ser criados mais espaços ao ar livre para a visualização dos vários filmes durante o evento.

Mais Artigos
Golpe de Sorte SIC
Em ‘Dia de Cristina’, a SIC mexeu no horário nobre e não resultou