Immigration Nation
Fotografia: Netflix

‘Immigration Nation’ mostra duro mundo das políticas de imigração nos EUA

Immigration Nation é a mais recente série documental da Netflix sobre a lei da imigração nos Estados Unidos. Em seis episódios, mostra como as autoridades sob a administração Trump fiscalizam a imigração ilegal. Estreia-se na segunda-feira (3) na plataforma de streaming.

Após Living Undocumented (2019), chega à Netflix mais uma série documental original sobre a lei da imigração nos Estados Unidos. Se a primeira se focava nas histórias das famílias imigrantes e na sua luta para viver nos Estados Unidos, a nova série mostra o lado das autoridades e de quem aplica sanções aos cidadãos considerados imigrantes ilegais.

Rusgas, confrontos e deportações — aquilo que os imigrantes ilegais mais temem é o que podemos ver na nova série da Netflix. Seguindo o trabalho da ICE (Immigration and Customs Enforcement), uma agência governamental que fiscaliza a imigração, o documentário oferece várias perspetivas acerca dos problemas no sistema de imigração norte-americano.

Eu acho que o sonho americano às vezes torna-se num pesadelo“, diz um dos imigrantes no trailer do documentário. Além da visão das autoridades, é possível conhecer a história de algumas famílias que foram separadas, que procuram reunir-se ou que lutam contra este sistema, mesmo manifestando-se para que a ICE seja abolida.

Immigration Nation
Manifestação pelos direitos das famílias imigrantes (Fotografia: Netflix)

Uma série atual

O tratamento das pessoas nos centros de detenção também é abordado. 2020 tem sido um ano revelador do que acontece nestes espaços, com vários relatos de doença, morte e falta de condições associadas à Covid-19. Desde que a administração Trump tomou posse, foram também relatados casos de crianças a serem colocadas em autênticas jaulas e separadas das suas famílias, seguindo a “política de tolerância zero” de Donald Trump — também abordada nesta série.

A revista Time descreve Immigration Nation como “o programa de televisão mais importante” do ano. A série mostra as leis e regulamentos que muitos têm de pôr em prática, alguns com mais facilidade que outros. A falta de moralidade e compaixão de alguns agentes, e a dificuldade que outros têm em fazer este trabalho também é retratada no documentário.

Para Judy Berman, da Time, esta série “oferece uma visão complexa a 360º do sistema de imigração americano, combinando pesquisa aprofundada, uma narrativa empática e jornalismo de investigação audaz num único e urgente apelo humanitário“.

Trump quis cortar cenas e adiar estreia para depois das eleições

Produzida por Christina Clusiau e Shaul Schwarz (Trophy), Immigration Nation foi alvo de queixas da ICE e do Presidente norte-americano. Segundo o New York Times, a administração Trump tentou que várias cenas fossem apagadas e que a série fosse adiada até depois das eleições de 2020.

Em causa estariam imagens de agentes da ICE a prender pessoas sem cadastro, para que um maior número de detenções fosse conseguido, a mentir ou a gozar com imigrantes e a entrar em residências de forma ilegal. Os realizadores e produtores conseguiram acesso a locais e fontes que normalmente não são mostrados em trabalhos jornalísticos ou documentais, precisamente porque tiveram autorização especial da ICE e do governo norte-americano. Porém, a agência governamental já afirmou que a série não representa corretamente a ação nem os interesses da ICE.

O casal de realizadores enfrentou ameaças legais, mas não alterou a narrativa do documentário. A agência esperava uma série sobre os seus profissionais e ficou desagradada com o foco nas histórias de imigrantes. Segundo a produtora Christina Clusiau, mostrar os detidos e afetados por esta política de imigração era das partes mais importantes do documentário.

“Houve muito tempo na produção em que eu estava a sentir que continuávamos a perpetuar a narrativa das pessoas estarem nas sombras quando não as conseguíamos mostrar”, disse ao New York Times. “Eu acho que isso foi uma grande parte de querer chegar ao cerne destas histórias e realmente mostrar quem são estas pessoas”.

Immigration Nation tem seis episódios e estreia-se na Netflix Portugal a 3 de agosto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Quer o Destino’ vence ‘Nazaré’ pela primeira vez