Zeca Afonso homenageado em Belmonte com estátua em tamanho real

Grândola também vai homenagear o cantor este fim de semana, data em que se assinalam 91 anos do seu nascimento

A Câmara Municipal de Belmonte vai homenagear Zeca Afonso com um conjunto de iniciativas, que incluem a inauguração de uma estátua em tamanho real do cantor e compositor português. Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia refere que as iniciativas vão decorrer neste sábado (1) e domingo (2), dia em que se celebram os 91 anos do nascimento do falecido compositor.

O Castelo de Belmonte receberá pequenos concertos, com o mote de recordar a obra de Zeca Afonso e o seu trabalho de intervenção social. A autarquia destaca o concerto de João Afonso, sobrinho de Zeca, marcado para este domingo, às 23h00, dizendo que João ainda acompanhou Zeca “em muitos concertos e que regressa a Belmonte neste grande tributo a seu tio”, lê-se na SAPO Mag.

António Dias Rocha, presidente da Câmara de Belmonte, aproveitou igualmente para recordar a ligação de Zeca Afonso a Belmonte, onde viveu durante a sua infância, à guarda de um tio que chegou a ser eleito presidente de autarquia.

“Ainda não era o grande Zeca, quando viveu entre nós, mas importa realçar que o seu percurso e a sua formação humanista têm uma passagem pelas beiras, sobretudo pelos jovens de Belmonte, com quem estudou e brincou, e pelas pessoas que o acolheram na sua casa e ajudaram a mitigar um período conturbado da sua vida, em que viveu longe dos pais”, relembrou o presidente.

A cerimónia de descerramento da estátua em tamanho real está marcada para domingo, às 18h, o mesmo dia em que Zeca Afonso fazia anos, no largo homónimo. A escultura, da autoria do artista guardense Pedro Figueiredo, será colocada em substituição de uma placa evocativa do cantor que já existia no local.

A autarquia informou que a homenagem deverá contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, da diretora regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, e do ex-ministro da Cultura João Soares. A iniciativa é realizada em colaboração com a Empresa Municipal e Associação Desportiva de Belmonte.

As iniciativas arrancam no sábado, com uma visita teatralizada, às 16h30, no Largo Zeca Afonso. A partir das 21h00, vão decorrer, no Castelo de Belmonte, várias apresentações musicais a cargo de Joana Carvalho, TriVenção e Zeca e outros Amigos. No domingo, depois de inaugurada a estátua, vão atuar Carlos Vasconcelos, às 19h00, Rúben Matos, às 21h30, e João Afonso, às 23h00.

A autarquia assegura que vão ser respeitadas as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), na medida em que os lugares para cada espetáculo são limitados a 50 espetadores e que os bilhetes são obrigatórios, devendo ser adquiridos previamente, através da página oficial do município. Os concertos de sábado e domingo já se encontram esgotados, mas ainda estão abertas as inscrições para a Visita Teatralizada.

Grândola também presta homenagem a Zeca Afonso

A Câmara Municipal de Grândola vai também assinalar o nascimento de Zeca Afonso, no próximo sábado (1), com a apresentação do espetáculo musical Como se Fora seu Filho, que ficará a cargo do Quarteto Couple Coofee.

A banda vai apresentar o projeto “co’as tamanquinhas do Zeca”, num espetáculo marcado para as 22h30, a realizar-se no Jardim 1.º de Maio. A Autarquia de Grândola assegura, igualmente, que vão ser cumpridas todas as normas de segurança e higiene recomendadas pela DGS, com uso de máscara obrigatório.

Mais Artigos
Bem me Quer
Entre a serra e a cidade, ‘Bem Me Quer’ é a nova história de amor da TVI