Igor Regalla é Eusébio em Ruth
Fotografia: Divulgação/HBO Portugal

‘Ruth’: HBO Portugal estreia minissérie sobre Eusébio

Ruth é o mais recente conteúdo nacional a chegar ao catálogo da HBO Portugal. O filme de António Pinhão Botelho que conta a história de Eusébio foi dividido em duas partes e chega à plataforma esta sexta-feira (31).

O filme convertido em minissérie de dois episódios passa-se entre 1960 e 1961, um ano complicado para o regime político português. Acompanha a chegada de um jovem Eusébio a Lisboa, vindo de Moçambique, que tem de assumir Ruth como seu nome, enquanto é cobiçado pelo Sport Lisboa e Benfica.

O futebolista do Sporting Clube Lourenço Marques é o jogador mais cobiçado e o assunto do momento, apesar de ninguém o ter visto jogar. Entre chantagem, tentativas de rapto e até o envolvimento de ministros, a transferência deste jovem prodígio é conturbada e polémica. O drama biográfico conta a história do “Pantera Negra” até se estrear no estádio da Luz, onde se tornaria uma lenda do futebol português.

Um retrato de Eusébio e dos tempos

Enquanto nos mostra uma das maiores polémicas desportivas de sempre, Ruth também retrata a sociedade portuguesa, e lisboeta, dos anos 60. Foi nesta altura que o regime salazarista iniciou a Guerra Colonial após o desvio do paquete Santa Maria e as primeiras ofensas aos “interesses nacionais”.

Leonor Pinhão, a argumentista, disse ao DN que “o argumento é muito suportado em notícias de jornais da época e entrevistas dadas pelos protagonistas”. A estes protagonistas masculinos, juntou algumas personagens femininas “para fazer o contraponto da ação”.

O drama biográfico é protagonizado por Igor Regallaque interpreta Eusébio. No elenco estão também Fernando Luís, Álvaro Correia, Miguel Borges, Dinis Gomes, Lídia Franco, Ana Bustorff, Vítor Norte, Marco Delgado, José Raposo e J.P.Simões.

“Livremente inspirada em factos reais”, Ruth estreou-se nos cinemas portugueses em 2018 para contar a verdadeira história de Eusébio. Venceu dois prémios no ano seguinte: Melhor Argumento (Leonor Pinhão), nos Prémios Autores, e Melhor Atriz Secundária (Ana Bustorff), nos Prémios Sophia.

O filme sobre Eusébio foi a 8.ª produção nacional mais bem sucedida em 2018 nas bilheteiras, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual.

Mais Artigos
Naya Rivera
Naya Rivera. Última aparição televisiva da atriz estreia na Netflix