Daniela Ruah Investigação Criminal L.A.
Fotografia: Divulgação / CBS

Passaporte revela os 12 atores escolhidos para a edição de 2020

O programa Passaporte já revelou quem são os 12 atores portugueses, selecionados por um processo de candidatura, que vão integrar a quinta edição do projeto. A iniciativa, criada pela Academia Portuguesa de Cinema, tem como objetivo a promoção internacional de nomes da representação nacional.

Apesar de habitualmente se realizar na primavera, o programa Passaporte foi, este ano, adiado devido à pandemia da Covid-19. Assim, de 23 a 27 de setembro, os encontros, que decorrem em Lisboa, vão juntar atores portugueses com diretores de casting internacionais, que os poderão selecionar para futuras produções de cinema e televisão.

O Passaporte 2020 selecionou nomes que já têm um percurso internacional de renome, entre os quais está a atriz Alba Baptista, conhecida pelo seu papel na série da Netflix Warrior Nunbem como Daniela Ruah e Pêpê Rapazote. Mas os novos talentos da representação nacional foram igualmente reconhecidos. Lucas Dutra, ator de 20 anos que tem participado sobretudo em telenovelas e séries de ficção, faz também parte do programa.

Alba Baptista
Alba Baptista é uma das atrizes selecionadas para a edição deste ano l Fotografia: Divulgação

À lista juntam-se Rita Blanco e Beatriz Batarda, com mais de 30 anos de carreira, Gonçalo Waddington, Joana Seixas e Rui Melo. Os últimos nomes selecionados foram Welket Bungué, protagonista em Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani, Pedro Hossi, que entrou no filme Sérgio, de Greg Barker, e Jaqueline Corado, que fez parte do elenco de A Gaiola Dourada, de Ruben Alves.

Em Lisboa estarão as diretoras de casting Eva Leira e Yolanda Serrano, responsáveis pelo elenco da série La Casa de PapelDa iniciativa fazem ainda parte Lisa Stutzy, encarregue do casting do filme alemão System Crasher, bem como a dupla Leo Davis e Lissy Holm, que escolheu os atores da série White Lines, protagonizada pelo português Nuno Lopes.

Em edições anteriores, o Passaporte selecionou nomes como Albano Jerónimo, Joana Ribeiro, Simão Cayatte, Lídia Franco, José Fidalgo e Nuno Lopes, que, depois de selecionados pelo programa, se destacaram em várias produções internacionais.

Mais Artigos
‘Big Brother’ termina a bater recordes