Daniela Ruah Investigação Criminal L.A.
Fotografia: Divulgação / CBS

Passaporte revela os 12 atores escolhidos para a edição de 2020

O programa Passaporte já revelou quem são os 12 atores portugueses, selecionados por um processo de candidatura, que vão integrar a quinta edição do projeto. A iniciativa, criada pela Academia Portuguesa de Cinema, tem como objetivo a promoção internacional de nomes da representação nacional.

Apesar de habitualmente se realizar na primavera, o programa Passaporte foi, este ano, adiado devido à pandemia da Covid-19. Assim, de 23 a 27 de setembro, os encontros, que decorrem em Lisboa, vão juntar atores portugueses com diretores de casting internacionais, que os poderão selecionar para futuras produções de cinema e televisão.

O Passaporte 2020 selecionou nomes que já têm um percurso internacional de renome, entre os quais está a atriz Alba Baptista, conhecida pelo seu papel na série da Netflix Warrior Nunbem como Daniela Ruah e Pêpê Rapazote. Mas os novos talentos da representação nacional foram igualmente reconhecidos. Lucas Dutra, ator de 20 anos que tem participado sobretudo em telenovelas e séries de ficção, faz também parte do programa.

Alba Baptista
Alba Baptista é uma das atrizes selecionadas para a edição deste ano l Fotografia: Divulgação

À lista juntam-se Rita Blanco e Beatriz Batarda, com mais de 30 anos de carreira, Gonçalo Waddington, Joana Seixas e Rui Melo. Os últimos nomes selecionados foram Welket Bungué, protagonista em Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani, Pedro Hossi, que entrou no filme Sérgio, de Greg Barker, e Jaqueline Corado, que fez parte do elenco de A Gaiola Dourada, de Ruben Alves.

Em Lisboa estarão as diretoras de casting Eva Leira e Yolanda Serrano, responsáveis pelo elenco da série La Casa de PapelDa iniciativa fazem ainda parte Lisa Stutzy, encarregue do casting do filme alemão System Crasher, bem como a dupla Leo Davis e Lissy Holm, que escolheu os atores da série White Lines, protagonizada pelo português Nuno Lopes.

Em edições anteriores, o Passaporte selecionou nomes como Albano Jerónimo, Joana Ribeiro, Simão Cayatte, Lídia Franco, José Fidalgo e Nuno Lopes, que, depois de selecionados pelo programa, se destacaram em várias produções internacionais.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The End of Love
‘The End of Love’. Quando o amor fica sem rede