Dia da Amizade: as ligações mais memoráveis do cinema e da televisão

Dizia Platão que “a amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”. Neste Dia Mundial da Amizade, recordamos este espírito de lealdade, proteção e alegria que qualquer amizade cria, através das amizades mais inesquecíveis e inquebráveis do cinema e da televisão.

Kevin Ryan e Javier Esposito, em Castle

Mais do que “parceiros no crime”, Kevin (Seamus Dever) e Esposito (Jon Huertas) são parceiros contra o crime. Sempre com o bom humor à mistura, esta dupla de polícias elevou a fasquia de uma grande amizade ao mais alto nível. Desde defenderem-se em qualquer circunstância, a participarem em competições de dança juntos ou darem o nome do outro ao seu primeiro filho, os personagens de Castle têm, sem dúvida, uma amizade inquebrável e inesquecível.

Alaska, Coronel, Takumi e Miles, em Looking for Alaska

looking for alaska_amizade
Imagem: HBO Portugal/divulgação

Uma amizade que saltou das páginas do livro de John Green para a Hulu. Discussões sobre as alterações nas adaptações de livros para séries à parte, o espírito de companheirismo e de amizade não abandona, de modo algum, estes personagens. Apesar de todos os problemas, Alaska (Kristine Froseth), Coronel (Denny Love), Takumi (Jay Lee) e Miles (Charlie Plummer) defendem-se com unhas e dentes, mesmo que isso implique complicar as suas vidas pessoais, íntimas e profissionais.

Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger, em Harry Potter

Um dos trios mais famosos da história do cinema e da literatura também. Por um simples acaso, os três jovens, Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) magos fizeram juntos a sua primeira viagem até Hogwarts e foram colocados todos na mesma casa. Todos com sede de aventura, não voltaram a largar-se e viveram mil e uma experiências fantásticas e, por vezes, aterrorizantes. Um grupo que luta sempre em conjuntos pelos seus princípios e em defesa uns dos outros.

Charlie, Patrick e Sam, em The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower_Dia Mundial da Amizade

Quando Charlie (Logan Lerman), um rapaz tímido que sofre de depressão clínica desde a infância, tem alta da instituição de saúde mental e entra no primeiro ano do ensino secundário, logo encontra dificuldades em fazer amigos. No entanto, quando conhece Sam (Emma Watson) e o seu meio irmão, Patrick (Ezra Miller), tudo muda. Já ambientados com a vida escolar, os irmãos tiram Charlie da sua bolha e introduzem-lhe várias novas experiências, que lhe mostram o que é realmente estar vivo. Uma amizade que supera altos e baixos e inspira qualquer pessoa, apesar de todas as suas diferenças.

Sam e Frodo, em Senhor dos Anéis

Durante a missão de destruir o perigoso anel, Sam Gamgee (Sean Astin) prova várias vezes a Frodo Baggins (Elijah Wood) que é o melhor amigo que este podia pedir. Sendo ambos hobbits, criaturas já de si pequenas, estes demonstram, com a sua coragem que, mesmo assim, conseguem mudar o mundo. Todas as vezes que Frodo, carregando o anel que o possui cada vez mais, tenta desistir de concretizar este difícil objetivo, Sam encoraja-o, e ajuda-o pelo caminho. Todos precisamos de um Samwise Gamgee nas nossas vidas.

Molly e Amy, em Booksmart

Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever em Booksmart
Imagem: Reprodução/D.R

Logo ao início do filme, Molly (Beanie Feldstein) e Amy (Kaitlyn Dever), descobrem, no dia da sua graduação, que desperdiçaram a sua experiência na escola secundária por se terem dedicado demasiado tempo aos estudos. Chegaram a esta conclusão pois viram que alguns estudantes, que saíam e iam a festas, conseguiram também ir para boas escolas. De modo a recuperar o tempo perdido, as duas decidem ir a uma gigantesca festa, que se revela uma verdadeira encruzilhada. Várias festas loucas, morangos alucinogénios, uma ida para a prisão e lutas. Tudo isto são ingredientes que podes descobrir no filme e conhecer uma amizade que sobrevive a tudo e todos.

Cher e Dionne, em Clueless

Sem dúvida a parelha mais na moda da história do cinema, Cher (Alicia Silverstone) e Dionne (Stacey Dash) enfrentam o agitado dia a dia no liceu, unidas pelo simples facto de saberem como lidar com a inveja alheia. No entanto, entre malas e casacos de marca, as protagonistas têm mais que se lhes diga, estando sempre prontas apoiar os projetos uma da outra. Mesmo quando tais projetos envolvem atuar como casamenteiras ou moldar à sua imagem a nova adição à escola. Uma coisa é certa, as duas amigas sabem como se divertir.

Joey e Chandler, em FRIENDS

É difícil para qualquer dupla superar a química e cumplicidade de Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry). Através de um total acaso, os dois tornaram-se inseparáveis a partir do momento em que Joey se tornou no companheiro de casa de Chandler. Juntos adotaram um pato e uma galinha, passavam horas a ver Baywatch e realmente apreciavam a companhia um do outro sentados nas suas poltronas. Chandler sempre apoiou a carreira profissional de Joey com ajudas monetárias preciosas e Joey retribuiu à sua maneira, quando guardou o segredo da relação entre Chandler e Monica e, mais tarde, foi o escolhido para os casar. A relação de carinho e respeito deles é notória e mostra como ambos são o porto-seguro do outro.

Sherlock e John, em Sherlock

O facto de Sherlock ter perdido um melhor amigo antes provocou nele um trauma que pensava nunca ultrapassar. Quando John Watson (Martin Freeman) aparece inesperadamente, Sherlock (Benedict Cumberbatch) convida-o para ser seu colega de casa e, aos poucos, desenvolvem uma ligação especial. Tornam-se melhores amigos que combatem o crime, partilham aventuras e discutem como ninguém (fazendo as pazes cinco minutos depois). Esta amizade não se reflete nas palavras, mas sim nos gestos e no facto de serem uma dupla que se completa.

Meredith Grey e Cristina Yang, em Anatomia de Grey

Anatomia de Grey_Dia da Amizade

Anatomia de Grey veio provar que, num ambiente de prática da Medicina, podem sair amizades realmente verdadeiras. Apesar de Cristina (Sandra Oh) não ser a pessoa mais afetiva que conhecemos, a sua relação com Meredith (Ellen Pompeo) prima pelo sarcasmo e ironia. Quando os relacionamentos amorosos não funcionam, elas estão lá uma para a outra. Ainda que ambiciosas, a felicidade que partilham quando uma delas conquista algo profissionalmente é de louvar e a confiança que têm uma na outra supera tudo. Como diz a Meredith, “she’s my person” e, embora Cristina não se mostre tão vulnerável como a amiga, debaixo desta capa de força está alguém que é literalmente a sua parceira no crime.

Malu, Lígia, Theresa e Adélia, em Coisa Mais Linda

Malu (Maria Casadevall), Lígia (Fernanda Vasconcellos), Theresa (Mel Lisboa) e Adélia (Pathy Dejesus) são quatro mulheres que vêm de origens muito distintas e passam por constantes provações pessoais. No entanto, a partir do momento em que as suas vidas se cruzam, o quarteto consegue manter uma amizade muito forte e apoiam-se mutuamente tanto a nível pessoal como profissional. Feministas assumidas e com ideais muito fortes, são muitos os momentos em que sofrem na pele o machismo por parte dos homens em geral. Mas a vontade de se emanciparem e inspirarem outras mulheres a fazer o mesmo é tanta que se torna no combustível que move este grupo inspirador.

Derek e Penelope, em Mentes Criminosas

Morgan (Shemar Moore) e Garcia (Kirsten Vangsness) ganham facilmente o prémio de melhor amizade, pelo menos em Criminal Minds. Este título de melhor relação deve-se ao facto de os dois partilharem uma cumplicidade e um à-vontade sem igual, sempre com diálogos bastante irónicos e engraçados. Os nicknames carinhosos que chamam um ao outro já fez os fãs pensarem que esta amizade poderia ser algo mais, mas não. Entre Baby Girl e Chocolate Thunder existe apenas um apoio incondicional e uma amizade que todos merecíamos ter, até porque paixões acabam mas uma ligação como esta fica para sempre.

Jim, Stifler, Finch, Kevin e Oz, em American Pie

Um grupo de amigos já bem conhecido e de longa data. Conhecemo-los quando estavam ainda no secundário e voltamos a encontrá-los já adultos e até chefes de família. Cada um com uma personalidade bem diferente, mas com um traço em comum: o gosto pela diversão. Crescemos com cada um deles e vimo-los tornarem-se homens. Desentendimentos estavam sempre presentes, principalmente com Stifler (Seann William Scott) metido lá pelo meio. Mas a amizade que os une é mais forte e a festa continua.

Schmidt, Nick e Winston, em New Girl 

New Girl_Dia da Amizade

Estes amigos não podiam ser mais diferentes uns dos outros. Schmidt (Max Greenfield) é bem sucedido, ambicioso e mulherengo. Nick (Jake Johnson) desistiu da faculdade de Direito e é bartender. Rabugento e sem paciência, é amigo e companheiro de casa de Schmidt desde a Universidade. Winston (Lamorne Morris) foi em tempos uma estrela de basquetebol na Letónia. Regressa aos Estados Unidos sem saber que rumo seguir profissionalmente. É amigo de infância de Nick. Durante toda a série de New Girl este trio é uma constante. Os três amigos tornam qualquer dos momentos da série hilariantes, com as suas personalidades distintas e dilemas pessoais. Embora gozem muito uns com os outros, são unidos e estão sempre dispostos a ajudar e a apoiarem-se uns aos outros. 

Max Black e Caroline Channing, em Two Broke Girls

Uma amizade no mínimo improvável. De nada seria de esperar que uma rapariga pobre e empregada de um restaurante de terceira categoria pudesse tornar-se a melhor amiga de uma moça rica e mimada. Ou melhor será dizer, uma menina ex rica. A vida de Caroline (Elizabeth Behrs) dá uma reviravolta quando o pai é preso e perde a fortuna. É nesse momento que sem dinheiro e sem casa, conhece Max (Kat Dennings). Começa a trabalhar no mesmo restaurante de Max e acaba por abrir as portas da sua humilde casa. Com muita resistência, Max acaba por ceder. Caroline vai conquistar o coração rabugento de Max, e juntas vão trabalhar para tornarem o seu sonho de abrir uma loja de cupcakes. Com as suas diferenças acabam por se completar e ser umas das amigas mais unidas e ousadas da televisão.

Sugestões de Diana Carvalho, Ana Silva, Diogo Silva, Matilde Dias e Débora Felicidade
Mais Artigos
Big Brother TVI
Julho. TVI continua a recuperar e RTP1 cai para mínimos históricos