RTP

RTP preserva programas de comentário desportivo com adeptos

Trio D’Ataque, o Grande Área e Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio foram alvos de defesa da idoneidade

A Direção de Informação da RTP defendeu, esta terça-feira, em comunicado, que não vai proceder ao término da emissão de nenhum dos seus programas de comentário desportivo, por estes não serem “ruidosos” nem estarem “comprometidos com comentadores ‘tóxicos'”.

“O que não impede alterações, mantendo o debate, o pluralismo e a civilidade, marcas de serviço público, que devemos honrar. Não apostamos nem apostaremos em programas de diatribes, rumores ou insinuações”, vincou também o elenco diretivo liderado por António José Teixeira.

A reação da RTP surge na sequência da decisão da concorrente SIC, tomada na passada segunda-feira, em descontinuar os programas desportivos protagonizados por comentadores afetos a clubes de futebol, contra o argumentado “ambiente de toxicidade” criado “pelos próprios clubes e máquinas de comunicação” .
Assim, os atuais dois programas Play Off e Dia Seguinte vão terminar na “próxima semana”.

A Direção de Informação da RTP salientou também que “há muito que se decidiu terminar alguns formatos ligados ao futebol”, mas “felizmente, não temos programas ruidosos e comprometidos nem comentadores ‘tóxicos’”. A nota da estação pública televisiva sublinha ainda que “todos os comentadores [da RTP] foram escolhidos com os critérios de serviço público prestado”, rejeitando ter, entre si, representantes de clubes de futebol.

Os programas de comentário desportivo atualmente exibidos no canal público português são o Trio D’Ataque (desde 2004), o Grande Área (desde 2012) e ainda o Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio (começado em 2015).

Também a TVI vai acabar com os programas de debate desportivo que tenham a participação de comentadores afetos ao Benfica, ao Porto e ao Sporting. A decisão será anunciada no próximo sábado, após a final da Taça de Portugal. O único a permanecer na grelha será o MaisFutebol.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
samuel úria
Samuel Úria: “Quero ser um bardo de coisas bonitas e claras no meio da escuridão”