campo de futebol benfica porto sporting

SIC Notícias termina programas desportivos que incluem comentadores de clubes

O canal vai acabar com os programas 'O Dia Seguinte' e 'Play Off'

A SIC Notícias decidiu parar de emitir programas de debate desportivo que tenham no seu painel comentadores que representam clubes, nomeadamente os conhecidos como “os três grandes”, Benfica, Porto e Sporting, informou o canal, em comunicado de imprensa.

Da grelha da SIC Notícias vão ser retirados os programas Play Off e O Dia Seguinte, que não voltam para acompanhar a próxima época da I Liga de Futebol.

Questionado sobre que tipo de formatos vai o quinto canal adoptar para colmatar o fim dos dois programas, Ricardo Costa, diretor de informação da Impresa, referiu que a SIC Notícias vai “ter um modelo diferente à segunda-feira e outro ao domingo, ainda estamos a reorganizar as grelhas”, conta o Público. 

Play-Off é um dos programas que vai parar de ser emitido.
Foto: SIC Notícias

Ricardo Costa deixou ainda farpas ao fraco desempenho dos responsáveis pelo futebol em Portugal para combaterem o crescente clima de “guerra” que existe na modalidade, mais precisamente entre os clubes desportivos: “A pandemia podia ter ajudado a que os agentes do futebol percebessem bem a situação em que o futebol, como toda a sociedade se encontra, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Ou seja, o regresso do futebol voltou ainda pior do que estava antes em termos de guerra entre os clubes”.

“Esse ambiente de toxicidade que se foi criando à volta deste tipo de programas, e para o qual contribui muito os próprios clubes e as suas máquinas de comunicação, coloca-nos perante uma situação de que chegou a altura de terminar este tipo de programas na SIC Notícias”, explicou o diretor de informação.

Ricardo Costa fez ainda questão de explicar que o fim de O Dia Seguinte e do Play Off não teve “nada a ver com os comentadores em si”, mas sim com “o ambiente que se criou à volta deste tipo de programas”.

No comunicado de imprensa enviado ao Espalha-Factos, a SIC agradeceu “o empenho e o profissionalismo dos comentadores destes dois programas, mas entende que o clima existente entre os três principais clubes portugueses – nomeadamente o estilo comunicacional alimentado nas suas esferas e inalterado pela pandemia – prejudica progressivamente este modelo de debate”.

O terceiro canal diz que, daqui em diante, a cobertura e acompanhamento do futebol “será feita noutros moldes”. A SIC Notícias esclarece que, apesar de reconhecer a importância que programas como o Play Off e O Dia Seguinte representam no valor das audiências, tal como os seus comentadores, a sua Direção de Informação chegou à conclusão que este “é o momento certo para renovar a grelha do canal”.

As reacções

Logo depois de a SIC Notícias ter anunciado o fim destes dois programas de debate desportivo, Vasco Mendonça, comentador benfiquista residente de O Dia Seguinte e co-criador da página humorística Um Azar do Kralj, reagiu, na sua página pública de Facebook, à novidade. O ex-comentador refere que compreende “os motivos e o timing da decisão, uma vez que a época desportiva está a terminar e o contexto de pandemia coloca entraves adicionais”.

Vasco aproveitou para fazer um balanço da sua passagem pelo programa, dizendo que aceitou o convite feito pela SIC Notícias, pois pensava que conseguiria melhorar este género de formato televisivo. O comentador, porém, sente que falhou nesse objetivo. “Seja pela dinâmica do painel de que fiz parte, seja por incompetência minha, seja pelo contexto do futebol português, seja lá por que motivo for, a verdade é que podia ter sido melhor. Ao longo das emissões, procurei conservar o desportivismo, a honestidade, o espírito crítico, e a cordialidade. Nem sempre isso aconteceu, por um motivo ou por outro”, admitiu.

O co-criador da página Um Azar do Kralj prosseguiu, advertindo que este tipo de programas “são muitas vezes feitos para que nos deixemos levar na vertigem do direto e é difícil não embarcar na confusão quando esta surge.” Vasco deixou igualmente críticas ao estado atual do futebol português, descrevendo-o como sendo “uma gigantesca confusão e berraria”. No entanto, garante, no comunicado, que tentou fazer o melhor “pela SIC Notícias, pelo programa, e pelo clube do qual sou adepto”.

O ex-comentador continuou o seu texto, deixando bem vincado que acha “que há um elefante na sala e a SIC Notícias faz bem em torná-lo mais evidente. Muitos destes programas resultam hoje num formato muito condicionado pelas estratégias de comunicação dos clubes.”, escreveu, referindo-se à influência que as direções de comunicação dos três grandes exercem nos temas debatidos nos programas desportivos.

Vasco Mendonça deixou também um sinal de que é preciso mudar a forma como o futebol é discutido em Portugal, dizendo que o fim do Dia Seguinte e do Play Off “é o resultado de um clima tóxico, promovido durante anos por grande parte dos intervenientes, que eu de alguma forma terei patrocinado ao participar neste programa, e que agora importa mudar.” Aproveitou também para dizer que a sua última participação pública será no dia 3 de agosto.

Mendonça não quis deixar de endereçar umas últimas palavras à SIC Notícias, agradecendo o convite, referindo que foi “uma experiência muito gratificante que não esquecerei”. O ex-comentador deixou, no final, claro que continuam a existir “bons conteúdos televisivos sobre futebol que conseguem permanecer imunes a estas críticas. Que continuem, com cada vez mais força.”

Paulo Baldaia, comentador portista residente de O Dia Seguinte, e jornalista, disse que esta foi uma decisão “pensada para beneficiar o canal.”, num tweet feito na sua conta pública. O comentador, também de política na SIC Noticias, referiu igualmente que “é assim que deve ser.”

O fim de uma era na SIC Notícias

Ricardo Costa sintetizou o papel que ambos os programas tiveram na história da SIC Notícias e nas suas audiências, dizendo que foram “dois programas importantíssimos na história da SIC Notícias e nos seus resultados, mas achamos que temos de dar o salto em frente e continuar a acompanhar o desporto e o futebol de outra forma, mais com jornalistas e comentadores”. 

Recorde-se que O Dia Seguinte foi originalmente para o ar em 2003, e era, atualmente, apresentado por João Abreu. O painel de comentadores era constituído por Rodrigo Roquette (do lado do Sporting), Vasco Mendonça (Benfica) e Paulo Baldaia (Porto). O programa Play Off começou em 2014, era moderado por Paulo Garcia, e nele participavam Rodolfo Reis (Porto), Manuel Fernandes (Sporting), Ricardo Rocha (Benfica) e Rui Santos.  

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jornal 2
‘Jornal 2’ com imagem renovada e novos pivôs a partir de dezembro