Ricardo Araújo Pereira Capa
Ricardo Araújo Pereira em Gente Que Não Sabe Estar

Ricardo Araújo Pereira e Clara de Sousa são os mais populares da TV e batem Cristina Ferreira

Filomena Cautela é a segunda mulher mais acarinhada pelo público.

O humorista Ricardo Araújo Pereira e a pivô Clara de Sousa, ambos da SIC, foram as figuras eleitas como sendo as mais apreciadas pelo público, na televisão portuguesa, em sondagem realizada pela Aximage para o JN. José Rodrigues dos Santos, pivô da RTP, é o favorito junto do público mais velho e a apresentadora Filomena Cautela, também da RTP, é a mais popular entre os jovens e no Norte.

Clara de Sousa ficou “honrada com a escolha”, apesar de surpreendida. “Esperaria que a mulher mais popular da televisão portuguesa fosse do entretenimento e não da informação”, confessou a jornalista ao JN. Clara foi eleita como sendo a preferida de 29% dos inquiridos, resultado que a fez agradecer “a confiança” dos portugueses. Em segundo lugar ficou Filomena Cautela, com 26% dos votos.

A apresentadora da RTP foi, aliás, a personalidade feminina preferida na região Norte e na faixa etária dos 18 aos 34 anos. Do lado feminino, Cristina Ferreira é a terceira figura mais apreciada pelos portugueses, tendo reunido 16% dos votos, seguida de Júlia Pinheiro, apresentadora da SIC, com 8% e, por fim, Rita Pereira, a atriz e apresentadora da TVI, obteve 4%.

RAP lidera no lado masculino 

Ricardo Araújo Pereira (RAP) disse ao JN que “os resultados são simultaneamente surpreendentes e previsíveis”. De seguida, fundamentou esta sua tese: “Surpreendentes porque nem em casa eu tenho níveis de popularidade tão elevados; previsíveis porque, sempre que estou na rua, as pessoas têm a gentileza de me fazer sentir o seu generoso apreço, quer por via de declarações simpáticas, saudações calorosas e pedidos de fotografias, quer também, devo referir, por via de apalpões”.

Do lado das personalidades masculinas, como anteriormente referido, RAP é o mais popular em todo o território nacional, situação que também se verifica em quase todas as faixas etárias alvo deste inquérito. O humorista amealhou 42% dos votos, sendo que em segundo lugar ficou José Rodrigues dos Santos, o pivô da RTP, com 25%, que conseguiu vencer RAP na faixa etária acima dos 65 anos. Rodrigues dos Santos é seguido pelo humorista Bruno Nogueira, recentemente contratado pela SIC, Manuel Luís Goucha, apresentador da TVI e Cláudio Ramos, apresentador que também trocou, nos últimos tempos, a TVI pela SIC.

A sondagem foi realizada pela Aximage para o JN e foi conduzida entre 5 e 8 de julho. É importante salientar que o inquérito aconteceu muito antes de se ter instalado um verdadeiro “mercado de transferências” no panorama da televisão portuguesa, onde existiram várias trocas na SIC e na TVI.  A mais mediática aconteceu quando Cristina Ferreira abandonou os estúdios de Paço de Arcos de modo a voltar para a TVI, canal de onde saiu há pouco menos de dois anos.

O objectivo deste inquérito foi avaliar a opinião dos portugueses sobre figuras públicas da televisão. Foram recolhidos 624 testemunhos entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. À amostra destas 624 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,90%. A responsabilidade do estudo ficou a cargo da Amixage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de José Almeida Ribeiro.

Mais Artigos
Pedro Abrunhosa
Pedro Abrunhosa de ‘CORPO i ALMA’ este Natal