Distribuição: SIC

João Baião recusa proposta da TVI e renova com a SIC

Nuno Santos, diretor geral da TVI, admitiu ter sondado João Baião em fevereiro deste ano para novos projetos na estação de Queluz. Porém, o apresentador de Casa Feliz preferiu ficar na SIC e renovou o seu contrato com a estação.

Avançada pelo Correio da Manhã, mas confirmada por Nuno Santos no seu Facebook, a notícia sobre a tentativa de contratação de João Baião por parte da TVI tomou a internet de assalto neste domingo (26). Ao apresentador da SIC teriam sido oferecidos 50 mil euros mensais, em fevereiro deste ano, ainda antes das transferências de Marco Horácio, Cláudio Ramos, Maria Botelho Moniz ou Cristina Ferreira.

Em resposta ao noticiado pelo Correio da Manhã, o diretor-geral da estação de Queluz acabou por confirmar que tinha sondado o antigo apresentador de Portugal no Coração – ao lado de Tânia Ribas de Oliveira – mas que este teria aceitado ficar na SIC por ter “novos e inesperados desafios” e “porque lhe pagam o que pediu durante longos anos“. Nuno Santos, atualmente responsável pela direção da TVI, já ocupou cargos semelhantes na RTP1 – que o mesmo recorda na publicação que dirige a João Baião – na SIC e, mais recentemente, no Canal 11.

Quando uma vez a SIC descartou o João Baião, desafiei-o, na RTP, para integrar o Júri do Dança Comigo que a Catarina…

Publicado por Nuno Santos em Domingo, 26 de julho de 2020

Em resposta à publicação, João Baião e Tânia Ribas de Oliveira comentaram o post de Nuno Santos, agradecendo as palavras, mas também a confiança de há muitos anos, quando o rosto da TVI decidiu apostar na dupla nas manhãs da RTP1 – até João Baião mudar-se para a SIC em 2014, rescindindo o contrato com a estação pública e levando a SIC a pagar uma indemnização à RTP.

João Baião só há um e está na SIC

View this post on Instagram

JOÃO BAIÃO RENOVA COM A SIC A SIC e João Baião acordaram a renovação do contrato em vigor, dando sequência a uma relação longa e feliz que o apresentador e ator tem com a SIC. João Baião é, desde há muito, uma das figuras mais queridas dos portugueses e uma personalidade a quem todos reconhecem múltiplos talentos artísticos e qualidades humanas, bem patentes atualmente nos programas líderes de audiência "Olhó Baião”, “Domingão” e “Casa Feliz”. A atual renovação insere-se na estratégia da SIC de ter uma oferta abrangente e diversificada, bem como de reforçar a matriz de proximidade ao público, ideia que João Baião personifica de forma única e genuína. “João Baião só há um e está na SIC. O público sabe com o que dele pode contar e nós também. Congratulo-me pelo seu sentido de responsabilidade e compromisso com o nosso projeto que nos permite um planeamento a longo prazo com a sua honestidade e competência sempre presentes”, diz Daniel Oliveira, diretor geral de entretenimento da IMPRESA. João Baião afirma: “Estou muito feliz por estar na SIC, por fazer parte de uma equipa que é uma família e de uma estratégia de futuro, que dá importância às pessoas. Vou continuar a dar o meu melhor em todos os programas, com a mesma alegria e entusiasmo”. João Baião tem 56 anos e 35 de carreira.

A post shared by Daniel Oliveira (@daniel__oliveira) on

Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, aproveitou as notícias deste domingo para responder em comunicado à tentativa de contratação por parte da TVI, anunciando que o apresentador escolheu permanecer na estação de Paço de Arcos, estendendo o seu vínculo contratual por mais anos.

A decisão deve-se a “uma relação longa e feliz que o apresentador e ator tem com a SIC“, mas também por este ser “uma das figuras mais queridas dos portugueses e uma personalidade a quem todos reconhecem múltiplos talentos artísticos e qualidades humanas“, diz Daniel Oliveira.

João Baião mudou-se para a SIC em 2014 e, desde então, já agarrou vários projetos em antena. Como ator, a estrela da SIC ingressou no elenco de Mar Salgado, a segunda novela de maior audiência da década passada. Como apresentador, agarrou-se a Sabadabadão, ao lado de Júlia Pinheiro, Portugal em Festa, Grande Tarde – com Andreia Rodrigues e Luciana Abreu e Juntos à Tarde, com Rita Ferro Rodrigues. O apresentador chegou a perder para a RTP1 nas tardes da SIC, mas em 2019 conseguiu inverter a situação de maus resultados que vivia, passando a liderar as manhãs de fim-de-semana com Olhó Baião!.

Nas ausências de Cristina Ferreira do seu recém-terminado O Programa da Cristina, João Baião foi também o apresentador que garantiu números mais altos durante as férias da apresentadora. Recentemente, o apresentador passou também a fazer parte das tardes de domingo da estação, com o Domingão.

Com a saída de Cristina Ferreira das manhãs, o apresentador da SIC juntou-se a Diana Chaves para fazer Casa Feliz. Em comunicado, o apresentador garante estar “muito feliz por estar na SIC e por fazer parte de uma equipa que é uma família e de uma estratégia de futuro, que dá importância às pessoas“.

João Baião está, neste momento, nos ecrãs da SIC de segunda a domingo, com Casa Feliz, Olhó Baião! e Domingão.

Mais Artigos
‘Totalmente Demais’ é a próxima novela brasileira a estrear na SIC