joey tribbiani friends
Fotografia: D.R.

‘Friends’. As lições mais importantes que Joey nos ensinou

Matt LeBlanc, ator que deu vida ao personagem, completa 53 anos este sábado

Matt LeBlanc, o eterno Joey Tribbiani de Friends, completa este sábado (25) 53 anos. Ao longo das dez temporadas da série original, mostrou-nos as mais variadas facetas de um personagem que, além de cómico, ensinou aos espectadores algumas lições importantes.

Para além de ser um dos favoritos dos fãs, Joey é considerado um dos personagens mais cómicos da sitcom. Com um humor peculiar e, às vezes, sem sentido, são muitas as frases divertidas ditas pela personagem de Matt LeBlanc.

Se How You Doin’ foi a frase de engate que definiu uma geração na década de 90, para celebrar esta data o Espalha-Factos reúne algumas das muitas lições que Joey Tribbiani ensinou aos fãs fiéis de Friends e que podem continuar a a ser aplicadas no dia-a-dia.

“If he doesn’t like you, this is all a moo point. It’s like a cow’s opinion. It just doesn’t matter. It’s moo.”

Não vale a pena especular sobre os sentimentos de alguém por ti sem saberes quais são realmente – acaba por ser um moo point. Não te tortures por algo que não sabes e tens medo de perguntar. Este conselho que Joey deu a Rachel (Jennifer Aniston) aumentou a confiança à amiga e fez com que se declarasse à sua crush. Acabou tudo em bem.

“I’m curvy and I like it.”

O rei da auto-estima, a seguir a Phoebe (Lisa Kudrow), sempre passou a mensagem de que o teu peso não te define enquanto pessoa. Se te sentires bem contigo mesmo, o resto não importa. Aceitação pessoal é, talvez, dos melhores conselhos que Joey Tribbiani nos deu.

“Over the line? You’re so far past the line that you can’t even see the line! The line is a dot to you!”

A lealdade é a base de uma amizade e, quando quebrada, é difícil ser recuperada. Foi o que aconteceu quando o Chandler (Matthew Perry) se apaixonou pela namorada de Joey e não admitiu os seus sentimentos ao amigo. Sejam sempre sinceros, por muito que a verdade possa chocar ou magoar. Não traiam os vossos amigos.

“Joey doesn’t share food!”

Todos conhecemos alguém como o Joey. Se pretendem manter essa pessoa na vossa vida, nunca, mas nunca, tirem comida do prato dela. Nem uma batata frita que seja. Se eventualmente cometerem esse erro, certifiquem-se que não volta a acontecer e tudo fica bem.

“That’s right, I stepped up! She’s my friend and she needed help. If I had to, I’d pee on any one of you!”

Todos devíamos ter um amigo que se disponibiliza para atuar assim que uma alforreca vos pica. A lição a reter é: por mais constrangedora que seja a situação, nunca vão ficar mal vistos se se oferecerem para ajudar.

“I look a woman up and down and say, ‘Hey, how you doin’?'”

O mais garanhão dos seis amigos sempre tentou ensinar as suas técnicas de sedução ao grupo. O How You Doin’ parece nunca falhar e, desde que surgiu na série, tem vindo a ser constantemente usado. Na vida real, não há nada como experimentar e ficar a saber se é ou não eficaz.

“Why do you have to break up with her? Be a man. Just stop calling.”

Este é um conselho que não deves seguir. Se queres terminar uma relação com alguém, pelo menos em bons termos, liga sempre. Liga ou comunica com essa pessoa da maneira que achares melhor. Expressa-te. Só não desapareças do mapa como se fosses uma criança que partiu a jarra preferida da mãe e escondeu os cacos.

Phoebe: “Je m’appelle Claude.” Joey: “Jet aplee blooo.”

Aprender uma língua nova pode ser bastante complicado. Por muito paciente que seja a pessoa que vos está a ensinar, tentem fazer um esforço para absorver a informação da maneira correta. Desta vez, Joey ensina-nos a não seguirmos o exemplo dele. Dêem sempre o vosso melhor, seja a aprender Francês ou qualquer outra coisa na vossa vida.

“You hung up on the pizza place? I don’t hang up on your friends.”

O temperamento de Joey vinha sempre ao de cima quando se tratava de comida. Se têm um amigo com o mesmo amor por comida, nunca desliguem o telefone à pizzaria sem antes encomendar um Especial Joey: duas pizzas.

“Everything’s gonna be fine. It’s just a crush.”

Joey pode ter fama de ser mulherengo mas quando se apaixona, é a valer. Foi desvalorizando o amor que sentia por Rachel até que chegou ao ponto em que não conseguiu esconder mais. Às vezes, não é só uma crush e não faz mal admitires isso a ti próprio.

“You can’t just give up! Is that what a dinosaur would do?”

No que toca a ser encorajador, Joey nunca falha. Ross (David Schwimmer) estava indeciso entre confessar, ou não, que gostava de uma rapariga e o amigo logo tentou pôr-se no lugar do paleontólogo e incentivá-lo a admitir o que sentia. Mais uma vez, o conselho deu frutos.

Lê também: ‘Friends’. Já existe nova data para a tão esperada reunião dos seis amigos
Mais Artigos
‘Voices of Fire’. Pharell Williams vem em busca dos novos talentos do gospel