O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
7 Maravilhas
Fado de Coimbra

7 Maravilhas da Cultura Popular. Eliminatórias entram em pausa na RTP

Faltam conhecer apenas cinco candidaturas diretamente apuradas para a semifinal

A iniciativa da RTP, 7 Maravilhas da Cultura Popular, vai conhecer, na próxima segunda-feira (27), uma última emissão antes de uma pausa de duas semanas. Em plena fase eliminatória, faltam apenas conhecer cinco das 20 candidaturas que passam diretamente para as semifinais.

Das 140 candidaturas pré-finalistas, estão agora a ser apuradas 20 para as semifinais, correspondendo a cada um dos 18 distritos do país e às duas regiões autónomas. Na terceira semana de emissões diárias, o programa foi emitido a partir da Batalha, Murtosa, Góis, Castro Daire e Calheta, onde foram encontrados os semifinalistas dos distritos de LeiriaAveiroCoimbraViseu e da região autónoma dos Açores.

As candidaturas que receberam um lugar na semifinal foram: Muros de Pedra Seca, no distrito de Leiria; Romaria de São Paio da Torreira, no distrito de Aveiro; Fado de Coimbra, no distrito de Coimbra; Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, no distrito de Viseu; Festa em Honra do Divino Espírito Santo, a representar a região autónoma dos Açores.

Aos 20 semifinalistas juntar-se-ão depois oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados. O segundo classificado de cada distrito ou região autónoma é conhecido na emissão diária seguinte àquela em que foi revelada a candidatura semifinalista da região.

Os segundos classificados revelados esta semana – e que poderão ainda conseguir um lugar nas semifinais – são: Bailinho da Madeira, na região autónoma da Madeira; Procissão dos Caracóis – Festa de Nossa Senhora do Fetal, no distrito de Leiria; Festas em Honra de São Gonçalinho, no distrito de Aveiro; Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel, no distrito de Coimbra; A Última Rota da Transumância de Castro Daire, no distrito de Viseu. O segundo lugar da região autónoma dos Açores será anunciado na emissão da próxima segunda-feira (27).

Formato regressa a 10 de agosto

O programa será emitido a partir da Trofa, na próxima segunda-feira (27), onde será apurado o semifinalista do distrito do Porto. A partir daí, seguem-se duas semanas de pausa. O daytime da estação será ocupado pelo Rota N2, um formato que vai percorrer a maior e a mais mítica estrada portuguesa: a Estrada Nacional 2, numa altura em que se assinalam 75 anos da sua existência.

A 10 de agosto, o programa regressa às emissões diárias para apurar as últimas quatro candidaturas a passar diretamente às semifinais. Nessa semana, as emissões diárias acontecem a partir do Montijo, Póvoa de Lanhoso, Lourinhã e Penamacor, onde serão apurados os semifinalistas dos distritos de Setúbal, Braga, Lisboa e Castelo Branco. Podes recordar a lista completa de pré-finalistas aqui.

Dos 20 segundos classificados, 8 juntar-se-ão às 20 candidaturas diretamente apuradas para a semifinal, através de um programa de repescagem, que acontecerá a 16 de agosto. Os 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será feita a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no prime-time da RTP.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.