O programa Contra Informação, de cariz satírico e um dos maiores sucessos da televisão portuguesa, vai regressar em breve, sendo que se vai passar a chamar-se Ser do Contra, segundo o Echo Boomer. Por enquanto, o que se sabe é que João Quadros está a trabalhar no projeto e que o desenho dos famosos bonecos vai voltar a ser da autoria do caricaturista argentino Pablo Bach.
O primeiro a confirmar esta novidade foi o próprio João Quadros, um dos argumentistas do programa original. Na altura, numa das emissões de Como é Que o Bicho Mexe?, o fenómeno do Instagram conduzido por Bruno Nogueira, Quadros disse que estava a trabalhar no regresso do Contra Informação. Grande parte da equipa de manipuladores dos fantoches e das vozes vai regressar.
Sabem-se já os nomes de algumas das marionetas que aparecerão nos novos capítulos: Marcelfie, Antonio Tosta, Mário Semtempo, Marta Tremido, Carlos Gasta, Joe São Bernardo, Rico Salgado e Corona. Não se sabe ainda se os criadores originais, Rui Cardoso Martins, José de Pina e Filipe Homem Fonseca, estão também a participar nestes novos desenvolvimentos.
Emitido entre 1996 e 2010, Contra Informação, um programa de sátira política e social com bonecos que caricaturam figuras públicas da sociedade portuguesa e internacional, regressa assim ao pequeno ecrã, com uma nova cara. Na altura era transmitido pela RTP1, sendo que a futura nova versão está atualmente a ser negociada junto dos canais generalistas, faltando saber onde é que vai ser transmitida.
No entanto, uma fonte da RTP garantiu ao Espalha-Factos que este regresso não acontecerá no canal 1.
Antes de alcançar o sucesso que obteve na RTP1, Contra Informação começou por ser exibido na SIC com os nomes de Jornalouco, Desculpem Qualquer Coisinha e Cara Chapada. O programa, que esteve quase 15 anos em exibição na televisão pública, chegou depois em 2013 à SIC Radical e SIC Notícias, com a denominação de ContraPoder, tendo terminado em outubro desse mesmo ano. Finalmente, em novembro de 2014, as marionetas chegaram à Internet sob o nome Os Bonecos, em episódios que deixaram de ser exibidos em janeiro de 2015.
Ser do Contra é produzido pela MauMauMia, uma produtora de conteúdos para cinema e audiovisual fundada em 2017 por Maurício Valente Ribeiro. Enquanto a nova versão não vai para o ar, podes aproveitar para rever os episódios do Contra Informação.