Contra Informação vai voltar com novo nome.
Divulgação / RTP1

‘Contra Informação’ regressa em breve e com novo nome

O programa vai passar a chamar-se Ser do Contra

O programa Contra Informação, de cariz satírico e um dos maiores sucessos da televisão portuguesa, vai regressar em breve, sendo que se vai passar a chamar-se Ser do Contra, segundo o Echo Boomer. Por enquanto, o que se sabe é que João Quadros está a trabalhar no projeto e que o desenho dos famosos bonecos vai voltar a ser da autoria do caricaturista argentino Pablo Bach.

O primeiro a confirmar esta novidade foi o próprio João Quadros, um dos argumentistas do programa original. Na altura, numa das emissões de Como é Que o Bicho Mexe?o fenómeno do Instagram conduzido por Bruno Nogueira, Quadros disse que estava a trabalhar no regresso do Contra Informação. Grande parte da equipa de manipuladores dos fantoches e das vozes vai regressar.

Sabem-se já os nomes de algumas das marionetas que aparecerão nos novos capítulos: Marcelfie, Antonio Tosta, Mário Semtempo, Marta Tremido, Carlos Gasta, Joe São Bernardo, Rico Salgado e Corona. Não se sabe ainda se os criadores originais, Rui Cardoso Martins, José de Pina e Filipe Homem Fonseca, estão também a participar nestes novos desenvolvimentos.

Emitido entre 1996 e 2010, Contra Informação, um programa de sátira política e social com bonecos que caricaturam figuras públicas da sociedade portuguesa e internacional, regressa assim ao pequeno ecrã, com uma nova cara. Na altura era transmitido pela RTP1, sendo que a futura nova versão está atualmente a ser negociada junto dos canais generalistas, faltando saber onde é que vai ser transmitida.

No entanto, uma fonte da RTP garantiu ao Espalha-Factos que este regresso não acontecerá no canal 1.

Antes de alcançar o sucesso que obteve na RTP1, Contra Informação começou por ser exibido na SIC com os nomes de JornaloucoDesculpem Qualquer Coisinha e Cara Chapada. O programa, que esteve quase 15 anos em exibição na televisão pública, chegou depois em 2013 à SIC Radical SIC Notícias, com a denominação de ContraPoder, tendo terminado em outubro desse mesmo ano. Finalmente, em novembro de 2014, as marionetas chegaram à Internet sob o nome Os Bonecos, em episódios que deixaram de ser exibidos em janeiro de 2015.

Ser do Contra é produzido pela MauMauMia, uma produtora de conteúdos para cinema e audiovisual fundada em 2017 por Maurício Valente Ribeiro. Enquanto a nova versão não vai para o ar, podes aproveitar para rever os episódios do Contra Informação.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Operação Marquês
TVI tem cobertura especial no ‘Dia D’ da Operação Marquês