Taylor Swift

Taylor Swift anuncia lançamento de álbum surpresa para esta madrugada

O disco conta com a colaboração de Aaron Dessner dos The National e Bon Iver.

Surpresa das surpresas! Taylor Swift surpreendeu tudo e todos ao revelar que vai lançar um novo álbum, intitulado folklore, numa publicação nas suas redes sociais. Este é o oitavo trabalho discográfico da cantora de pop, e vai ser lançado à meia-noite desta sexta-feira (24), nos Estados-Unidos. O disco sairá no nosso país já pela madrugada adentro.

Nas várias publicações públicas que fez para promover o seu novo trabalho, Taylor explicou que este é o resultado do facto de inúmeros dos seus planos para 2020, que incluíam uma digressão por estádios para promover o seu anterior disco, Lover, lançado em 2019, terem sido cancelados devido à pandemia. Em quarentena, a cantora escreveu e gravou todas as canções que dão corpo a Folklore, durante os últimos quatro meses, colaborando com Aaron Dessner da banda de indie-rock The National, Bon Iver, William Bowery e Jack Antonoff.

Durante a tarde desta quinta-feira (23), horas antes do disco ser lançado, Swift revelou também que vai lançar o videoclip de Cardigan, uma das suas novas canções, numa publicação na sua página de Instagram. A realização do vídeo ficou mesmo a cargo de Taylor, que assegurou o facto de as gravações deste terem sido “vigiadas por um inspector médico, todos utilizaram máscaras, mantiveram as devidas distâncias, e até eu arranjei o meu próprio cabelo, a minha maquilhagem e roupa.”

Taylor Swift descreve o álbum como sendo “um novo álbum inteiro cheio de músicas onde depositei todos os meus desejos, sonhos, medos e reflexões… Antes deste ano, eu provavelmente teria pensado demais em relação ao momento em que devia lançar estas músicas ‘no momento perfeito’, mas os tempos atuais em que vivemos relembraram-me que nada é garantido,” diz Taylor, referindo-se à Covid-19 e como esta influenciou o lançamento relâmpago de folklore.

“O meu instinto está a dizer-me que se tu fazes algo que amas, deves partilhá-lo com o mundo. Esse é o lado da incerteza com que eu consigo lidar. Adoro-vos muito, malta.”

Este novo disco marca também uma mudança de direção, na medida em que Dessner dos The National co-escreveu e produziu 11 das 16 músicas de folklore, sendo que este papel esteve atribuído a Jack Antonoff nos últimos três álbuns lançados por Taylor. A cantora não elaborou acerca das contribuições de Jack para este último trabalho, mas referiu que continua a ser “basicamente um familiar musical a este ponto.”

Bon-Iver co-escreveu também várias canções e canta numa delas, enquanto Bowery – um novo colaborador, co-escreveu duas canções. Este último pode até ser um pseudónimo, na medida em que não tem qualquer tipo de presença na internet.

Aaron Dessner confidenciou, na sua página pública do Twitter, que a cantora norte-americana o contactou para co-escrever algumas canções no fim do mês de abril. “Pensava que ia demorar algum tempo até chegarem ideias para as canções, e não tinha qualquer tipo de expectativas sobre aquilo que iriamos conseguir, dado que estávamos a trabalhar remotamente,” admitiu. “Mas umas horas depois de começarmos a partilhar música, o meu telemóvel iluminou-se com um áudio da Taylor de uma versão inteiramente escrita de uma canção – e a partir daí nunca mais parámos.”

“Durante os meses seguintes, nós acabámos, remotamente, 11 canções do seu mágico novo álbum folklore. Raramente estive tão inspirado por alguém, e ainda é difícil de acreditar que tudo isto aconteceu – estas canções ficaram prontas num momento tão desafiador”, pode ler-se também no comunicado de Dessner.

Taylor Swift contou aos seus fãs que folklore é composto por 16 canções na sua edição normal, mas a edição física deluxe incluirá uma canção bónus, chamada the lakes. Para além disto, por este ser o oitavo álbum de estúdio da cantora, esta fez “8 edições deluxe em CD e 8 edições deluxe em vinil, que ficarão disponíveis durante uma semana.”

O alinhamento de folklore

1. “The 1”
2. “Cardigan”
3. “The Last Great American Dynasty”
4. “Exile” (feat. Bon Iver)
5. “My Tears Ricochet”
6. “Mirrorball”
7. “Seven”
8. “August”
9. “This Is Me Trying”
10. “Illicit Affairs”
11. “Invisible String”
12. “Mad Woman”
13. “Epiphany”
14. “Betty”
15. “Peace”
16. “Hoax”

Canção Bónus:
“The Lakes”

Mais Artigos
Manuel Luís Goucha nas tardes da TVI
Goucha. ‘Você na TV!’ tem fim marcado e já se sabe nome do novo programa