Mulan
(Fotografia: Divulgação / Walt Disney Pictures)

Disney suspende estreia de ‘Mulan’ e adia novos filmes de ‘Star Wars’ e ‘Avatar’ por um ano

O novo filme de Wes Anderson também viu a sua estreia ser suspensa.

A Disney anunciou várias mudanças no calendário de estreias dos seus futuros filmes, sendo que retirou Mulan, a versão live-action do clássico de desenhos animados, do seu planeamento. Adiou, igualmente, por um ano, o lançamento de novos filmes de Star Wars e as sequelas de Avatar.

Mulan foi retirado do calendário de estreias da Disney, não se sabendo agora quando irá ver a luz a do dia. Estava previsto ser lançado a 21 de agosto, mas o optimismo em torno desta data começou a esvair-se, visto que os cinemas a nível global não têm conseguido reabrir as suas portas de forma satisfatória e lucrativa.

“Durante os últimos meses, tornou-se claro que nada pode ser considerado definitivo, no que toca à forma e tempo em que lançamos os nossos filmes, durante esta crise global de saúde, e isso significa, hoje, que temos de suspender os nossos planos de lançamento para Mulan, de maneira a que possamos perceber como é que podemos, da forma mais efectiva, trazer este filme para a audiência de todo o mundo”, disse um funcionário da Disney ao Deadline.

Este é o quarto adiamento de Mulan, que estava inicialmente planeado para estrear a 27 de março. Rapidamente viu esta data ser alterada, devido ao início do surto de Covid-19 na América do Norte. A Disney mudou a sua estreia, primeiro para 24 de julho e, por último, para 21 de agosto.

Os planos da Disney para as sequelas de Avatar

Foi igualmente anunciado que, todos os anos, entre 2022 e 2028, a Disney lançará uma nova aventura de Star Wars e uma nova sequela de Avatar, de forma alternada. O plano do estúdio é dominar as bilheteiras na altura das férias, quando os cinemas puderem reabrir.

avatar
Fotografia: Divulgação

As quatro sequelas de Avatar, realizadas por James Cameron, têm sido adiadas ao longo dos anos e vão todas ser lançadas no mês de dezembro, a partir de 2022. Avatar 2 estreia a 16 de dezembro de 2022, Avatar 3 será lançado a 20 de dezembro de 2024, Avatar 4 a 18 de dezembro de 2026 e, por fim, Avatar 5 poderá ser visto a 22 de dezembro de 2028.

O adiamento da nova trilogia de Star Wars

Do lado de Star Wars, a ideia é lançar uma nova trilogia, liderada pela mente criativa de Taika Waititi. Os novos filmes estreiam também por volta da altura do Natal, todos os anos, a começar em 2023. O primeiro dos três filmes, ainda sem nome confirmado, tem data de estreia marcada para 22 de dezembro de 2023, e as sequelas irão para o grande ecrã a 19 de dezembro de 2025 e 17 de dezembro de 2017, respetivamente.

Novos filmes de Wes Anderson e Dev Patel igualmente adiados

Estas três principais alterações no calendário de lançamentos da Disney vêm acompanhadas de outras mudanças significativas. O estúdio teve de rever todas as datas de estreias dos seus filmes, dado que as salas de cinema, que mais contribuem para os lucros de bilheteiras, continuam fechadas devido à pandemia.

Disney suspendeu a estreia do novo filme de Wes Anderson.
Disney suspendeu a estreia do novo filme de Wes Anderson. | Fotografia: Divulgação

The French Dispatch, o próximo filme do realizador Wes Anderson, recebeu também o mesmo tratamento que Mulan, tendo sido removido do calendário de estreias. Em termos de adiamentos, The Personal History of David Copperfield, a nova comédia dramática de Armando Iannucci, com Dev Patel no papel principal, viu a sua estreia ser adiada duas semanas, estando agora marcada para 28 de agosto deste ano de forma limitada. Antlers, o novo filme de terror de Scott Cooper vai, afinal, estrear a 19 de fevereiro de 2021.

O próximo filme de Ridley Scott, The Last Duel, um épico histórico em que contracenam Ben Affleck e Matt Damon, estava previsto originalmente estrear, de forma limitada, durante o natal deste ano, mas vai agora ser lançado globalmente a 15 de outubro de 2021.

No entanto, a Disney manteve também a estreia de alguns filmes para 2020. Para além de The Personal History of David Copperfield, o novo filme de Kenneth Brannagh, Death on the Nile, um argumento de mistério em torno de um assassinato, foi adiado duas semanas, estreando agora a 23 de outubro. Já perto do fim do ano, The Empty Man, um filme de terror sobrenatural, vai estrear no dia 4 de dezembro.

Mais Artigos
‘Lucifer’. Quinta temporada bate recorde de audiências nos EUA