Britney Spears

#FreeBritney. Fãs pedem liberdade da artista Britney Spears

Britney Spears, a famosa cantora pop norte-americana, tem dado que falar nos últimos dias. A cantora está sujeita a um regime de tutela que a impede de tomar muitas decisões relacionadas com a sua vida. Os seus fãs comparam-na a uma prisioneira.

Tudo começou em 2008, ano que foi palco dos momentos mais nebulosos na vida de Britney Spears. A norte-americana sofreu uma série de colapsos mentais que passaram por rapar o cabelo em público, beber até desmaiar numa festa, conduzir com o seu filho ao colo e sem cinto de segurança e até atacar paparazzis com um guarda-chuva. Estes acontecimentos foram noticiados em todo o mundo, sendo que os seus fãs perceberam que a cantora não se encontrava mentalmente estável.

Assim, mesmo depois de Britney ter feito várias reabilitações e ter sido internada duas vezes num hospital psiquiátrico, o seu pai, Jamie Spears, pediu ao tribunal um regime de tutela que declarasse a cantora mentalmente incapaz de gerir a sua vida. O regime de tutela foi aprovado sendo que todos os bens financeiros e pessoais de Britney Spears passaram a ser controlados pelo seu pai e pelo seu advogado, Andrew Wallet. Em abril do ano passado, Andrew demitiu-se e em setembro de 2019, Jamie deixou o cargo de curador por motivos de saúde. Desta forma, Jodi Montgomery, agente da cantora, é a atual tutora.

Passados agora 12 anos dos colapsos mentais de Spears, o regime de tutela continua em funcionamento, sendo que a cantora de 38 anos vive aprisionada, tendo de pedir autorização para fazer coisas mundanas como, por exemplo, sair de casa, estar com amigos, gastar o seu dinheiro, conduzir, casar e ter filhos.

Enquanto fontes próximas da cantora contrariam estas afirmações e declaram que a mesma continua a estar envolvida nos seus negócios, outras fontes afirmam que tal não é verdade, o que torna este assunto uma grande incógnita que deixa o mundo dividido. Quem não se deixa confundir são os fãs de Britney que, em resposta a este aprisionamento, criaram o movimento #FreeBritney que pretende consciencializar as pessoas acerca das condições da cantora, de forma a ajudá-la a voltar a adquirir a sua autonomia.

A mãe da estrela pop, Lynne Spears, divorciada do pai de Britney, colocou ‘gostos’ em publicações nas redes sociais que continham a hashtag #FreeBritney. Inclusive, ‘gostou’ de um comentário que dizia “espero que esteja a apoiar a Britney na tentativa de terminar com esta tutela”. Para além disso, recentemente foi noticiado que a mesma entrou com um pedido ao Tribunal do Condado de Los Angeles, onde é solicitado que Lynne seja incluída nas finanças da filha. Este pedido é relativo ao fundo SJB Revocable que Britney criou em 2004, para proteger os seus bens, garantir o futuro dos seus dois filhos, gerir e manter o seu capital financeiro e distribuir os ativos financeiros após a sua morte.

Posteriormente, também a sua irmã, Jamie Lynn Spears, falou sobre o assunto nas redes sociais. Quando Jamie partilhou um post na rede social Instagram acerca de saúde mental, os seus seguidores perguntaram imediatamente porque é que a mesma não estava a abordar o tema da saúde mental da irmã. Esta pergunta desencadeou uma reação de Jamie, que afirmou que não tem o direito de comentar a saúde e os assuntos pessoais de Britney, elogiando-a e dizendo a irmã é uma mulher forte e imparável.

Ainda respondendo aos seus seguidores, Jamie voltou a comentar o assunto defendendo que “Nunca vou falar apenas para clarificar o assunto ao público quando a pessoa a quem o assunto diz respeito não quer que isso aconteça“, acrescentando “Prefiro receber ódio do que falar acerca de assuntos que as outras pessoas querem manter privados“. O post já não se encontra disponível uma vez que foi apagado.

Perante esta controvérsia, Britney Spears nunca fez nenhum comentário público relativo ao movimento #FreeBritney, no entanto, a cantora partilhou recentemente um post no Instagram assegurando que está bem e feliz. Na sua descrição é possível ler “Entendo que algumas pessoas podem não gostar das minhas publicações ou até mesmo não as entendam, mas isto sou eu a ser feliz… sou eu sendo autêntica e tão real quanto possível”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
feira do livro lisboa 2020
Feira do Livro de Lisboa. Um “balão de esperança” durante a “maior crise” do setor