Anselmo Crespo e João Fernando Ramos na Direção de Informação da TVI

TVI. Anselmo Crespo e João Fernando Ramos na Direção de Informação

Anselmo Crespo é o novo diretor de Informação da TVI, avança o Jornal Económico. João Fernando Ramos da RTP passa a dirigir a TVI Portoreporta o Público.

A saída de Sérgio Figueiredo, que estava na TVI há cinco anos, foi anunciada a 10 de julho. Pedro Pinto, o então subdiretor de Informação, ficou como diretor de Informação interino, mas sabe-se agora que será Anselmo Crespo a assumir o cargo. A Media Capital já confirmou a contratação.

O atual subdiretor da TSF é, assim, a escolha para a Direção de Informação da TVI. O jornalista está na TSF desde 2016, mas tem uma história de 12 anos na concorrente da Quatro. Na SIC, Anselmo Crespo foi jornalista de Economia e também editor de política durante dois anos.

João Fernando Ramos assume a direção da TVI no Porto. O  jornalista que é um dos rostos da informação na RTP já apresentou vários formatos informativos e foi editor executivo na estação pública.

Em 2018, foi acusado de parcialidade e falta de isenção, por entrevistar indivíduos ligados a empresas que patrocinavam a viatura com que competia em rallies. Apesar de não estar envolvida nesta queixa, a Douro Azul, de Mário Ferreira (que é agora accionista minoritário da Media Capital), era uma das patrocinadoras do automóvel de João Fernando Ramos, recorda o Público. A queixa foi arquivada pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

Segundo o Público, “a tutela da programação ficará com Nuno Santos, a Informação terá uma estrutura autónoma mas também sob a sua alçada de director-geral (como acontecia no tempo de José Eduardo Moniz)”.

A nova estrutura de informação da TVI deverá ser anunciada oficialmente na próxima semana. Pedro Mourinho, que saiu da SIC para a Quatro, poderá também fazer parte da nova equipa como subdiretor de informação.

TVI em tempos de mudança

Anselmo Crespo e João Fernando Ramos juntam-se assim a Cristina Ferreira, a nova responsável pela ficção e entretenimento do canal, e Nuno Santos, o novo Diretor Geral da TVI, para a tão esperada “revolução” na gestão do canal. A antiga apresentadora d’O Programa da Cristina também será accionista da Media Capital, a empresa que detém a estação.

Pedro Mourinho e Cristina Ferreira ambos anunciaram a sua saída da SIC esta sexta-feira (17). A apresentadora foi confrontada durante uma reunião, quando decidiu cessar o contrato com o canal para “regressar à casa mãe”. O jornalista terá comunicado a saída à redação da SIC, segundo o Público.

Estas novidades sobre a equipa da TVI surgem após Nuno Santos ser anunciado como novo Diretor Geral e Manuel Alves Monteiro escolhido como CEO da Media Capital. Seguiu-se uma nova polémica entre a Media Capital e a Cofina, que levou a ERC a emitir um comunicado a garantir que estava a avaliar a situação reportada pelo Correio da Manhã de que haveria um conflito de interesses, e possíveis ilegalidades, na nova estrutura administrativa da dona da TVI.

Notícia atualizada às 10h de 19 de julho com a confirmação da contratação de Anselmo Crespo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Conta-me Como Foi
‘Conta-me como Foi’ está de regresso à programação da RTP1