Jakob Oftebro é o Agente Hamilton em série sueca
(Divulgação/RTP)

‘Agente Hamilton’: RTP2 estreia série de espionagem com Guerra Fria à século XXI

RTP2 estreia Agente Hamiltonuma série sueca sobre o agente secreto Carl Hamilton, baseada na obra de Jan Guillou. O primeiro de dez episódios é exibido esta sexta-feira (17), às 22h12.

Uma série de ataques cibernéticos e bombistas ameaçam a cidade de Estocolmo, onde o agende Carl Hamilton (Jakob Oftebro) se vê envolvido numa missão ameaçadora. Sem saber quem são os inimigos do Governo, os Serviços Secretos vão, aos poucos, descobrindo ligações obscuras a forças da Rússia, Estados Unidos e Suécia.

Acabado de regressar ao país, o agente torna-se um suspeito mal é recrutado para os Serviços Secretos. Está em causa a segurança da Suécia, e qualquer um pode estar por trás dos ataques. Há poucas pistas, muitos segredos em jogo, e a agente Kristin Ek (Nina Zanjani) suspeita que Hamilton possa ser um agente duplo da CIA.

Ambos os agentes acabam por se envolver numa perseguição internacional enquanto tentam descobrir a origem dos ataques. No entanto, descobrem que há forças muito mais sombrias do que pensavam que estão a orquestrar tudo. Esta é uma luta focada no lucro, recorrendo a notícias falsas, xenofobia e terrorismo — uma Guerra Fria à século XXI.

O agente Hamilton terá de decidir qual o futuro que o país merece, numa época em que os interesses e negócios das empresas multinacionais influenciam a política.

Uma adaptação moderna

Agente Hamilton é uma produção de 2020, baseada na série de romances de espionagem escritos por Jan Guillou. A personagem é conhecida como o “James Bond sueco” e é um espião em Estocolmo durante a Guerra Fria. Os primeiros dez livros foram lançados entre 1986 e 1995, mas a personagem tem sido recorrente noutras aventuras em publicações tão recentes como Den andra dödssynden, de 2019.

A série televisiva moderniza os acontecimentos, mas mantém algumas das personagens principais. Agente Hamilton é transmitida na RTP2 de segunda a sexta-feira, a partir e 17 de julho.

Mais Artigos
Capa do álbum Folklore de Taylor Swift
‘Folklore’. Taylor Swift continua a fazer história com novo álbum