Filmes A Metamorfose dos Pássaros
Foto: 'A Metamorfose dos Pássaros'/Berlinale

Filmes de Pedro Costa e Catarina Vasconcelos selecionados para Festival de Cinema de Melbourne

A programação da próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Melbourne prevê a exibição de três filmes portugueses. A informação foi divulgada esta terça-feira (14) pela organização do evento cultural, que decorrerá em agosto, na Austrália.

Na lista de cerca de 100 filmes a exibir, estão integradas produções cinematográficas dos realizadores lusos Pedro Costa e Catarina Vasconcelos e da sérvia Nevena Desivojevic, que, atualmente, habita e trabalha em Portugal.

Apresentando “um novo programa de filmes recém-lançados de todo o Mundo”, o festival de Cinema de Melbourne vai decorrer de forma virtual, dado o contexto pandémico atual. No entanto, só os presentes em território australiano vão poder assistir, através da internet.

Sétima arte nacional a triplicar

O público terá a oportunidade de ver Vitalina Varela, da autoria de Pedro Costa, um filme rodado em mais de 50 festivais desde a sua estreia, e que recebeu distinções em Portugal, França, Espanha, na Suíça, na Argentina e, ainda, nos Estados Unidos.

Trata-se da dramática história de uma mulher natural de Cabo-Verde, com 55 anos de idade, que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido, esperando mais de 25 anos para obter um bilhete de avião.

A nona longa metragem de Pedro Costa valeu-lhe, em 2019, o Leopardo de Ouro, galardão máximo atribuído pelo Festival de Cinema de Locarno.

Será também mostrada na Austrália a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, intitulada A Metamorfose dos Pássaros, uma produção de ficção documental de traços biográficos familiares, premiada, este ano, no Festival de Cinema de Berlim.

O enredo da película prende-se com a história da família da própria realizadora portuguesa, nomeadamente a ligação sentimental aos seus avós, cuja avó paterna nunca conheceu. Foi distinguido pela crítica internacional com o prémio FIPRESCI.

A dose tripla de filmes portugueses a rodar no Festival Internacional de Cinema de Melbourne compõe-se, ainda, pela curta-metragem documental Lá Fora as Laranjas Estão a Crescer, gravada numa remota aldeia portuguesa, sob a direção da realizadora do leste europeu Nevena Desivojevic.

O Festival Internacional de Cinema de Melbourne vai decorrer entre os dias 6 e 23 de agosto, sendo exibidos cerca de uma centena de filmes (curtas e longas-metragens) online.

Mais Artigos
Virgin River
O amor está no ar na segunda temporada de ‘Virgin River’