Salvador e Luísa Sobral Eurovisão 2017 Amar pelos Dois
Salvador Sobral e a irmã, Luísa, em Kiev. Imagem: Eurovision.tv

Três anos depois, ‘Amar pelos Dois’ regressa às músicas mais vendidas nos Estados Unidos

A canção portuguesa, interpretada por Salvador Sobral, foi a vencedora na Eurovisão 2017

Amar pelos Dois‘, de Salvador Sobral, reentrou no Top de World Digital Song Sales da Billboard – encontra-se na vigésima posição do ranking. Esta canção foi a única, até agora, que valeu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.

Antes da vitória portuguesa, desde 2007 que não vencia uma canção cantada sem ser na língua inglesa. A letra de ‘Amar pelos Dois’ foi escrita pela irmã de Salvador, Luísa Sobral. Venceu com um total de 758 pontos, somada a pontuação do júri e do televoto, detendo o recorde de canção mais pontuada de sempre no certame pan-europeu. Nesse mesmo ano, foi lançada para venda digital pela Sons em Trânsito.

Este chart reúne as 25 canções estrangeiras mais vendidas nas plataformas digitais nos Estados Unidos. O top é liderado atualmente pela banda sul-coreana Blackpink, com o singleHow You Like That‘, que estreou diretamente no primeiro lugar. A canção portuguesa chega pela segunda vez a esta listagem, depois de em 2017 ter chegado à sétima posição, após a vitória na Eurovisão.

A canção portuguesa que se tornou viral

Na Eurovisão 2017, além da vitória maior, os irmãos Sobral receberam ainda os prémios Marcel Bezençonː Salvador ganhou o Prémio Artístico e Luísa o Prémio de Composição. Desde a edição de 2014 do Festival que uma canção não recebia estes dois prémios. Em 2018, venceu o Globo de Ouro de Melhor Música de 2017.

No dia seguinte à final do Festival, a canção chegou ao primeiro lugar do topo no Last.fm – foi a faixa mais ouvida pelos utilizadores. Já a 15 de maio de 2017, o tema chegou ao topo da tabela Global Viral Top 50, do Spotify.

Poucos dias depois a canção chegou também à liderança do top Viral do Spotify, no Reino Unido, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Dinamarca, Espanha, Hungria, Islândia e Portugal. Chegou ainda ao 2.º posto na Austrália e Bélgica, ao 6.º no Brasil e a 28.º em Taiwan.

Alcançou também a faixa mais descarregada no iTunes de Portugal, Espanha, Holanda, Finlândia, Grécia, Lituânia, Noruega, Suíça, Polónia, Suécia, e Luxemburgo.

Amar pelos Dois’ tornou-se a música portuguesa mais ouvida de sempre no Spotify. No final de junho de 2017, tinha 1,1 milhão de reproduções em Portugal e 6 milhões fora do âmbito nacional. Antes disso, já se tinha tornado a música mais ouvida em 24 horas na mesma plataforma em Portugal e na Lituânia. Atualmente, a soma de reproduções é próxima dos 20 milhões.

O tema musical chegou este ano à banda sonora de um filme original Netflix

Eurovisão
Fotografia: Divulgação/Netflix

Recentemente estreou o filme de comédia Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga, de Will Ferrell em parceria com Andrew Steele. 

Amar pelos Dois‘ foi a única música participante na Eurovisão escolhida para aparecer na íntegra dentro da banda sonora da produção. Este poderá ser um dos motivos para o ressurgimento da canção no top das mais vendidas em todo o mundo. Salvador tem até uma curta participação na longa-metragem.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘The Beatles’: O legado eterno da banda, quase 60 anos depois