Bruno Aleixo
Fotografia: O Filme do Bruno Aleixo

‘O Filme do Bruno Aleixo’ estreia em televisão

A produção realizada por Pedro Santo e João Moreira estreia no pequeno ecrã a 12 de julho.

O Filme de Bruno Aleixo vai ser pela primeira vez transmitido em televisão portuguesa, este domingo (12), no TVCine Top, às 21h30. A produção de 2019, escrita e realizada pelos criadores da personagem, Pedro Santo e João Moreira, esteve em exibição nos cinemas nacionais em janeiro deste ano, chegando agora ao pequeno ecrã.

A comédia portuguesa é uma autêntica biografia da personagem Bruno Aleixo. Uma mistura entre cão e ewok (uma criatura de Star Wars), tem 62 anos, é natural de Coimbra, tem ascendência brasileira, e tornou-se famoso pela primeira vez em 2008, em vários vídeos espalhados pela internet, tendo o fenómeno posteriormente chegado à televisão, rádio e teatro com a peça Bruno Aleixo – Biografia Não Autorizada. Mais de dez anos e muitos sucessos depois, foi convidado pela produtora O Som e a Fúria para escrever um filme sobre a sua própria vida.

Para esta tarefa, Bruno Aleixo recrutou vários amigos próximos, contando a produção com um elenco sonante a nível nacional: Fernando Alvim, David Chan Cordeiro, Gonçalo Waddington, Adriano Luz, José Raposo, João Lagarto, Manuel Mozos e Rogério Samora, entre outras caras conhecidas do grande público. Estando reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica. O filme tornou-se na produção portuguesa que mais audiência somou nas salas de cinema, durante o primeiro trimestre do ano, tendo sido procurado por 23 900 pessoas, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Lê também Crítica. ‘O Filme do Bruno Aleixo’: humor e chico-espertismo genial

O filme foi gravado entre a Bairrada e Coimbra e produzido a meias pela SIC Radical e pela O Som e a Fúria. Foi exibido, em outubro do ano passado, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na altura, em declarações à Agência Lusa, João Moreira, um dos criadores da personagem, explicou que o argumento é composto por “vários episódios” da vida da personagem ficcional, ao mesmo tempo que procura ser uma “homenagem ao cinema”, com referências à cultura pop da sétima arte.

João Malheiro, do Espalha-Factos, descreveu o filme como uma “das melhores comédias portuguesas” e um “filme de culto instantâneo”. O Filme do Bruno Aleixo estreia-se na televisão nacional este domingo (12), no TVCine Top, às 21h30.

Mais Artigos
TVI Jornal das 8
TVI. Queda de audiências e pandemia ditam prejuízo no primeiro semestre