7 Maravilhas da Cultura Popular
Bonecos de Estremoz | Divulgação

7 Maravilhas da Cultura Popular. Conhece as eleitas desta semana

A iniciativa de promoção da identidade nacional entrou na fase eliminatória

A iniciativa da estação pública, Maravilhas da Cultura Popular, entrou esta semana na fase eliminatória. Das 140 candidaturas pré-finalistas, serão agora apuradas 20 para as semifinais, correspondendo a cada um dos 18 distritos do país e às duas regiões autónomas.

Na primeira semana de emissões diárias, o programa foi emitido a partir de Monchique, Freixo de Espada à Cinta, Cuba, Vila Nova de Foz Côa e Mourão, onde foram eleitas as finalistas dos distritos de FaroBragançaBejaGuarda e Évora, respetivamente.

As candidaturas que já receberam um lugar na semifinal são, assim: Festa da Espiga, no distrito de Faro; A Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança; Abertura das Talhas, no distrito de Beja; Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, no distrito da Guarda; Bonecos de Estremoz, a representar o distrito de Évora.

Aos 20 finalistas juntar-se-ão depois oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados. O segundo classificado de cada distrito ou região autónoma é conhecido na emissão diária seguinte áquela em que foi revelada a candidatura finalista da região.

Até ao momento, os segundos classificados – que poderão ainda conseguir um lugar nas semifinais – apurados são: Festa da Mãe Soberana, no distrito de FaroFeira do Fumeiro de Vinhais, no distrito de BragançaCante ao Baldão com Viola Campaniça, no distrito de BejaFesta da Transumância e dos Pastores, no distrito da Guarda. O segundo lugar do distrito de Évora será anunciado na emissão da próxima segunda-feira (13).

Lê também ‘Alta Fidelidade’: Vasco Palmeirim apresenta nova aposta da RTP sobre música portuguesa

Os 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será feita a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no prime-time da RTP.

Na próxima semana, as emissões diárias acontecem a partir de Marvão, Montalegre, Mação, Ponte da Barca e Santana, onde serão apurados os finalistas dos distritos de PortalegreVila Real, SantarémViana do Castelo e da região autónoma da Madeira. Podes recordar a lista completa de pré-finalistas aqui.

Mais Artigos
Jared Leto e Andy Warhol
Jared Leto assume o papel de Andy Warhol nos cinemas