A continuação do livro Ready Player One, de Ernest Cline, chega às livrarias nos Estados Unidos da América e no Reino Unido em novembro deste ano. A notícia foi avançada na quarta-feira (8) nas redes sociais, e o segundo livro será entitulo Ready Player Two.
A edição original do livro, em inglês, será publicado a 24 de novembro de 2020 em todo a América do Norte. Ainda não há foi anunciada a publicação desta sequela em Portugal.
O primeiro livro passou mais de 100 semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times no ano da sua publicação, em 2011. A Editorial Presença foi a responsável por trazer o livro para o mercado português.
Ready Player One
Ready Player One passa-se no ano de 2044, quando o mundo, na consequência de inúmeras guerras, fome e miséria, se torna um lugar cheio de problemas. O único refúgio de Wade Watts é um jogo de realidade virtual chamado OASIS, o único lugar onde o adolescente sente que consegue ter uma vida “normal”.
Quando o criador deste jogo morre, ele deixa a sua fortuna ao jogador que conseguir descobrir todos os enigmas do jogo. Mas, para além da fortuna, o vencedor também passará a controlar o próprio OASIS. As pistas para decifrar esses enigmas são sobre a cultura pop dos anos 80. Durante os primeiros anos, vários jogadores tentaram decifrar as pistas, mas sem sucesso, até Wade conseguir descobrir uma das pistas, e dar por si numa competição agressiva pelo grande prémio.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o escritor afirmou que “Wade é a minha personificação como adolescente. A estrutura de Ready Player One foi uma maneira divertida de tirar todas as trivialidades inúteis sobre filmes e videojogos que se vão acumulando caso se seja um nerd, e que, de alguma forma, se tornam valiosas – a chave para uma fortuna enorme, era o que significava para mim.”
Adaptação ao cinema
Em 2018, Steven Spielberg realizou Ready Player One, que adapta a obra de Ernest Cline. O filme teve como protagonistas Tye Sheridan (no papel de Wade), Olivia Cooke e Ben Mendelsohn. Tal como o livro, o filme foi um sucesso. Os espectadores destacaram tanto os efeitos especiais como a banda sonora como alguns dos aspectos positivos no filme. A possibilidade de um segundo filme que adapte a sequela literária anunciada para este novembro está ainda em cima da mesa.