Distribuição SIC / SP Televisão

Audiências. ‘Terra Brava’ continua a sofrer aproximação da TVI

A primeira temporada de Nazaré chegou ao fim no passado domingo e, desde então, é Terra Brava que tem assegurado a primeira faixa do horário nobre da SIC. Apesar dos resultados dos últimos tempos, a novela protagonizada por Mariana Monteiro não tem segurado as audiências e registou um dos piores valores dos últimos meses.

Com jogo do Benfica no cabo, o horário nobre das privadas foi o principal prejudicado. Terra Brava não foi além de 12,4% de audiência média e 24,4% de quota de mercado, ficando-se na fasquia de um milhão e 100 mil telespectadores. Em confronto direto com a TVI, Terra Brava conseguiu liderar, mas não confortavelmente como estava habituada a fazer.

A novela da SIC chegou a estar a uma distância de menos de 1 ponto percentual de Quer o Destino. A novela da TVI, sem a concorrência habitual de Nazaré, tem aproveitado para subir os seus resultados, e mesmo com o jogo no cabo, manteve-se nos 11,5% de rating e 21,9% de share. Há três dias que a trama protagonizada por Sara Barradas está estacionada neste valor de audiência média. Em média, foram apenas 90 mil telespectadores que separaram as principais apostas das privadas.

‘Jornal das 8’ em queda

José Alberto Carvalho registou um dos piores resultados dos últimos 10 anos.

O noticiário da TVI não resistiu ao impacto contra o futebol. José Alberto Carvalho não foi além de 6,1% de rating e 13,0% de share, o pior valor de 2020 e um dos piores registados pela estação na última década, no horário, se excluirmos dias de transmissão de futebol em sinal aberto. Com pouco mais de 570 mil telespectadores, o principal informativo da TVI caiu para o terceiro lugar e deixou-se vencer pelo Telejornal (7,0% / 15,1%) e pelo Jornal da Noite (11,7% / 24,9%), que liderou de uma ponta à outra.

Nos totais diários, a SIC manteve-se firme e forte no primeiro lugar do pódio com 21,1% de share, apesar do horário nobre mais fragilizado. Já a TVI desceu aos 13,9%, ainda longe da RTP1, que fechou com 10,7%.

Outros destaques:

Manuel Luís Goucha apresenta o “Você na TV!” há quase 16 anos.
  • Sem entrevistas a concorrentes do Big Brother, o Você na TV! voltou a afastar-se de Cristina Ferreira. Com 274 mil telespectadores, o histórico programa das manhãs da TVI registou 2,9% de audiência média e 14,1% de share. O Programa da Cristina, apesar de menos competitivo, pelo alto consumo das manhãs, chegou a registar mais do que toda a concorrência somada, na última parte do programa. Em média, Cristina Ferreira garantiu 4,7% de rating e 22,8% de share.
  • 7 Maravilhas da Cultura Popular (2,5% / 12,2%) marcou o melhor share desde a estreia e aproximou-se da TVI e superá-la durante alguns minutos, no período da manhã. À tarde, com 2,2% de audiência e 9,7% de quota de mercado, manteve-se distante das privadas.
  • Júlia Pinheiro registou quase o dobro de Fátima Lopes. A apresentadora da SIC assegurou a liderança desde o primeiro minuto e reforçou-a ao longo da emissão. Com 4,6% de rating e 19,6% de share, o programa foi líder absoluto contra a concorrência da TVI (2,6% / 11,2%).
Mais Artigos
Pedro Teixeira Mental Samurai
Pedro Teixeira desvaloriza audiências e pede união entre atores