malcolm & marie, zendaya, john david washington, sam levinson
Malcolm & Marie. Fotografia partilhada por Zendaya nas redes sociais.

“Malcolm & Marie”. Zendaya filmou durante a pandemia

Zendaya telefonou a Sam Levinson e perguntou se poderia escrever e realizar um filme durante o isolamento. É este o resultado.

Zendaya juntou-se a Sam Levinson, ambos envolvidos na produção do êxito da HBO, Euphoria, para em breve nos entregarem a obra cinematográfica Malcolm & Marie.

A atriz norte-americana telefonou a Levinson e perguntou-lhe se poderia fazer um filme durante o isolamento: em seis dias, Levinson tinha Malcolm & Marie pronto.

zendaya, sam levinson, malcolm & marie, euphoria
A atriz Zendaya e o produtor/diretor Sam Levinson, no ATX Television Festival (2019)./Jana Birchum

O filme foi filmado em segredo, em três semanas, de 17 de junho a 2 de julho, na Califórnia. Os produtores trabalharam com advogados, médicos e várias agências americanas da área (como a WGA ou a SAG-AFTRA), que confirmaram que toda a produção e o elenco passaram pelos protocolos de segurança exigidos dada a situação da Covid-19.

A contracenar com Zendaya estará o ator John David Washington, conhecido pela sua participação em BlacKkKlansman (2018) com Adam Driver. Curiosamente, esta não é a única ligação do filme ao ator de Star Wars: segundo a Deadline, o filme tem semelhanças com Marriage Story, o drama da Netflix de 2019, nomeado para as quatro maiores categorias dos Óscares no início de 2020.

A produção foi financiada pela própria equipa: a produção, a cargo dos Levinson (Sam e a sua esposa Ashley) e de Kevin Turen, e os atores Zendaya e John David Washington. A cinematografia e o design de produção estiveram a cargo de Marcell Rév e Michael Grasley, membros responsáveis também na equipa que trata de Euphoria, cuja produção da segunda temporada teve de ser adiada devido ao confinamento em março.

Apesar de ainda se saber pouco sobre o filme, a protagonista de Malcolm & Marie quebrou o silêncio visual com um post no seu Instagram:

View this post on Instagram

Malcolm & Marie

A post shared by Zendaya (@zendaya) on

Como se faz um filme durante a pandemia?

Diz a Deadline que toda a equipa cumpriu as duas semanas de isolamento obrigatório antes de se dirigir para o cenário, montado numa habitação em Carmel. Os ensaios, durante as semanas anteriores, foram feitos em parques de estacionamento, respeitando a distância social e, em último caso, os encontros entre os envolvidos foram feitos sempre de máscara.

Catterpillar House, habitação onde os autores e os produtores se encontraram para dar vida à obra, ofereceu a estrutura e a quantidade de janelas e portas de vidro necessárias para que a equipa evitasse ao máximo utilizar o ar condicionado ou o aquecimento central.

Uma das divisões da Caterpillar House. /Joe Fletcher

As filmagens de Malcolm & Marie começaram com cerca de 12 pessoas no cenário, de cada vez. Não mais que isso.

Todos os dias, no início e no final da produção, as temperaturas da equipa foram controladas; várias vezes durante o dia, a área do cenário foi desinfetada; a equipa utilizou equipamento de proteção sempre que precisou de se aproximar dos atores – mais expostos do que o resto dos envolvidos –, que desta vez não tiveram uma equipa a tratar do seu visual ou a colocar-lhes corretamente microfones, por exemplo.

À equipa foi exigido que houvesse uma distância de cerca de dois metros entre si, exceto quando necessária maior aproximação. Apesar disso, a todos aqueles dentro da habitação, envolvidos a todo o tempo na produção, exigiu-se que se mantivessem juntos ou próximos nas semanas de filmagens, para evitar exposição com o exterior; para o mesmo efeito, foram evitadas deslocações para outros locais e utilizaram-se sempre transportes privados para tal. Os horários de filmagens foram redistribuídos, tendo de englobar as pausas para a limpeza e desinfeção, e primando pela menor exposição possível dos atores.

O filme foi concluído e espera-se agora por uma data de estreia (e, talvez, modo de estreia).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
LaKeith Stanfield e Daniel Kaluuya em Judas and the Black Messiah
Já há trailer para ‘Judas and the Black Messiah’ com LaKeith Stanfield e Daniel Kaluuya