floor is lava
Imagem: Netflix / Divulgação

‘Floor is Lava’: Criadores respondem às perguntas dos fãs

'Floor is Lava' é a nova competição de sucesso do Netflix

Queres saber tudo sobre o novo programa de sucesso da Netflix, Floor is Lava, desde o que motivou a sua criação até ao conteúdo da “lava”? Chegou o momento de saberes as respostas. Os criadores de Floor is Lava, Irad Eyal e Megan McGrath, responderam às grandes perguntas sobre o programa recentemente, em entrevista ao The Hollywood Reporter

O jogo Floor is Lava (“O Chão é Lava”, se traduzido para português) é um conhecido jogo de infância, agora adaptado como programa de entretenimento lançado pela Netflix como forma a respoder ao vazio deixado pelos eventos desportivos que costumavam passar em direto na televisão, dadas as paragens a que foram obrigados devido à pandemia que o mundo enfrenta.

reality trata-se de uma competição gravada há já um ano numa antiga loja IKEA em Burbank, Califórnia. As equipas são formadas por grupos de amigos, colegas ou familiares, e o objetivo do jogo é ver qual das equipas consegue sobreviver e ultrapassar uma pista de obstáculos sem cair numa piscina de “lava”.

Irad Eyal e Megan McGrath, criadores do programa, responderam às perguntas mais feitas pelos fãs colocadas pelo The Hollywood Reporter. À pergunta sobre como encontraram o local de filmagens, a dupla revelou que não foi fácil conseguir arranjá-lo:

“Pedimos a todos os principais estúdios e ninguém queria 100.000 galões de lava nas suas coisas, o que é compreensível. Mesmo nos lugares com piscinas gigantes que normalmente retêm água, a lava é mais pesada que a água, então eles também não queriam isso nas suas piscinas. Mas acabámos por ter sorte e encontrámos esta loja IKEA, que é enorme.” 

Antes de ser possível fazer testes, foi necessário perder algum tempo tanto a planear os desafios como na própria construção dos cenários. A preocupação de ter toda a pista de obstáculos visível para os espetadores fazerem o seu próprio percurso em casa era um dos objetivos principais, segundo Eyal.

“Os desafios demoraram um pouco, porque havia muito a considerar. Queríamos que fosse um jogo que exigisse alguma habilidade física, (…) inteligência, flexibilidade e equilíbrio. (…) Demorou um pouco até descobrirmos como os percursos seriam organizados, porque não são simples caminhos lineares. São uma espécie de campos de jogo com possibilidades ilimitadas.”

De acordo com McGrath, a equipa testou tudo, mesmo Eyal, co-criador do programa. Este último garantiu que foi uma oportunidade única testar as pistas, e assegurou que o jogo é bem mais difícil do que parece:

” (…) Quando alguém está na pista, há apenas alguns pontos na sala de onde realmente se tem uma perspetiva de todo o percurso. (…) Mesmo eu, que já conhecia o percurso, estava a tentar descobrir qual era a melhor jogada de um ponto de onde não se tem acesso a toda a informação (…). Por isso, é realmente desafiante e depois, claro, a lava está a explodir, a borbulhar e fumegar ao teu redor, o que definitivamente a torna mais assustadora.”

A dificuldade do jogo parece estar na origem do sucesso do programa da Netflix. “Ver as pessoas a falhar é tão divertido, ou até mais divertido, do que as vê-las a ter sucesso. Então, funciona de qualquer maneira,” considerou Eyal.

Mas afinal do que é feita a lava?

Segundo a dupla a lava é literalmente o “molho secreto” do programa. Foi criada pelos “maiores químicos e fabricantes de slime e outras substâncias viscosas de Hollywood”, contou McGrath. Toda a pesquisa para criar a lava do programa levou algum tempo, pois foi necessário encontrar produtos químicos que não fossem prejudiciais para a saúde e que permitissem a submersão dos concorrentes por minutos ou horas a fio, explicou Eyal.

No final da entrevistaos criadores de Floor is Lava revelaram que o programa funciona também devido à nostalgia,  transportando os espetadores para “tempos mais simples” – uma sensação que todos parecerem precisar neste momento. Floor is Lava ainda não foi oficialmente renovada para a segunda temporada, mas os criadores revelaram, sem muitos pormenores, que já estão a trabalhar em mais ideias. Eyal contou alguns dos desejos futuros para uma potencial segunda temporada:

“Algo que eu adoraria ver, e que queremos ainda mais, é equipas a trabalharem juntas, a estender a mão, a ajudarem-se uns aos outros, a puxarem uns pelos outros, então acho que vamos focar-nos ainda mais no trabalho de equipa. É algo que realmente torna o jogo divertido e diferente de outros programas, mas que também expõe as personalidades das equipas. Conseguem mesmo trabalhar juntos ou voltam-se uns contra os outros em momentos da crise? Nós vamos querer ver mais disso. (…) A equipa de designers foi fantástica também, ao pôr pequenas pistas e detalhes nos cenários. Se o público assistir com atenção, talvez vendo uma segunda vez, há uma pequena história, alguns mistérios por revelar. (…) E vamos querer explorar isso com mais profundidade também, para dar às pessoas um pouco mais do mistério por detrás do programa.”

Floor is Lava tem a primeira temporada, constituída por 10 episódios, disponível na Netflix.

Mais Artigos
Programas que falharam em Portugal: Jogo de Todos os Jogos
8 adaptações de formatos de sucesso que não resultaram em Portugal