Imagem: Divulgação / Jake Giles Netter © 2017 Lionsgate

Filmes biográficos preenchem os serões de fim-de-semana da RTP1

'O Castelo de Vidro' e 'As Estrelas Não Morrem em Liverpool' vão ocupar as noites do canal público

Este fim-de-semana (4 e 5 de julho), a RTP1 exibe dois filmes biográficos de 2017. O Castelo de Vidro, com Brie Larson, e As Estrelas Não Morrem em Liverpool, com Annette Bening, adaptam dois livros de memórias ao grande ecrã, e vão preencher as noites da estação pública depois da meia-noite.

O Castelo de Vidro 

Imagem: Divulgação / Jake Giles Netter © 2017 Lionsgate

O filme adaptada a autobiografia de 2005 da jornalista americana Jeannette Walls, interpretada por Brie Larson (Captain Marvel, Room), que reconta a sua infância nomádica e pobre com os seus excêntricos pais, Rose (Naomi Watts) e Rex (Woody Harrelson), e os seus três irmãos. Apesar do amor incondicional, a pobreza a que o estilo de vida dos pais – e o alcoolismo do progenitor – os obriga cria instabilidade, com a qual as crianças aprendem a viver sem desesperar.

Mas quando cresce, Jeannette aproveita a oportunidade de se mudar para Nova Iorque e ter uma vida mais tranquila e segura – mas fugir do passado não a apazigua, e Jeannette vê-se obriga a confrontar as memórias da infância quando os pais surgem de novo na sua vida. O filme, realizado por Destin Daniel Cretton (Short Term 12), conta ainda com Max Greenfield (New Girl) e Sarah Snook no elenco, e passa na RTP1 à 00h30, na noite de sábado (4) para domingo (5). O livro que este adaptada está disponível em Portugal editado pela Suma das Letras.

As Estrelas Não Morrem em Liverpool

Imagem: Divulgação

Para a noite de domingo, a RTP1 escolheu outro filme de 2017, desta vez a adaptação da memoir de Peter Turner (Jamie Bell) em que reconta o seu romance com a excêntrica atriz americana Gloria Grahame (Annette Bening), outrora estrela de Hollywood, e os últimos meses da atriz em Inglaterra, onde tentava ainda manter-se nos palcos ao mesmo tempo que sofria de um cancro de mama que decide não tratar.

A ação do filme divide-se em duas linhas temporais. Uma em 1979, quando Peter e Gloria se conhecem em Londres, e outra em 1981, quando Grahame retorna a Inglaterra para uma peça e, ao piorar, entra em contacto com Peter, que acaba por a levar para a casa dos seus pais em Liverpool para recuperar, e os dois acabam por passar algumas semanas a relembrar o passado.

O filme, realizado por Paul McGuigan (Sherlock, Scandal) e escrito por Matt Greenhalgh (que lhe valeu uma nomeação para o BAFTA de Melhor Argumento Adaptado), foi bem recebido pela crítica, especialmente a atuação dos dois atores principais, Bening e Bell. O elenco inclui também estrelas britânicas como Vanessa Redgrave, Julie Walters, e Kenneth Cranham. O filme é transmitido também às 00h30, na RTP1, na noite de domingo (5) para segunda-feira (6).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Pedro Teixeira Mental Samurai
‘Mental Samurai’. Nova temporada é gravada em Portugal pela primeira vez