Ana Leal

Ana Leal sai da TVI “com o orgulho de quem não verga a nenhum tipo de pressão”

Ana Leal está de saída da TVI, depois de nos últimos meses terem sido dados sinais de desconforto entre a jornalista e a direção de informação, liderada por Sérgio Figueiredo. Já estava suspensa de funções há algumas semanas, devido à divulgação de e-mails privados entre a jornalista e os responsáveis pelo jornalismo do canal.

Foi a própria repórter que anunciou o abandono, após 20 anos de carreira no canal de Queluz. Numa publicação no Facebook refere que aquilo que sentiu ninguém poderá contar por ela. Ana Leal sublinha ainda: “durante o programa Ana Leal emitimos cerca de cem reportagens de investigação que incomodaram poderes instalados e pessoas que se julgavam intocáveis“, realçando que “voltaria a fazer tudo da mesma forma, com o orgulho de quem não verga a nenhum tipo de pressão“.

Aos colegas que compunham a equipa do formato a que dava o nome, Cláudia Rosenbusch, Sara Bento e André Carvalho Ramos, que considera “os melhores Jornalistas” que conhece, dirige palavras de coragem, acreditando “que jamais quebrarão perante os princípios que defendem. Doa a quem doer“. Em maio, estes repórteres acusaram a direção de informação de censurar peças de jornalismo de investigação relativas à Covid-19 e uma reportagem sobre o governo angolano.

Quando menciona o trabalho dos repórteres de imagem Nuno Assunção, Nuno Quá e Vitor Quental, aponta-os como “os mais corajosos” com quem lidou, revelando que “levaram com paus, ferros, baldes e mesmo assim captaram as imagens que se impunham“. Questiona ainda: “Não vão ter saudades das muitas esperas que fizemos aos corruptos deste país?“.

Controversa na sua abordagem, Ana Leal sublinhava, em 2002, acreditar no “jornalismo de causas“. Esteve na TVI em dois períodos distintos, entre 1994 e 1997, quando rumou à RTP para se juntar à equipa de grande reportagem, e depois a partir de 2000 e até hoje. Em 2013, já tinha sido suspensa, também devido a divergências com a direção de informação – na altura devido à retirada de uma notícia do alinhamento do Jornal das 8. Com as funções de jornalista acumula as do ensino, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Madonna
Madonna trabalha em novo projeto com Diablo Cody