Twitch suspende temporariamente conta de Donald Trump

O presidente norte-americano foi repreendido pela plataforma por violar as regras da comunidade contra a conduta de ódio

A conta de Donald Trump na Twitch foi suspensa na passada segunda-feira (29). É primeira vez que o presidente norte-americano é repreendido por uma rede social.

A plataforma, que pertence à Amazon, justifica a decisão com a violação das regras da comunidade contra a conduta de ódio.

“Conduta de ódio não é permitida na Twitch. Em linha com as nossas políticas, o canal do presidente Trump foi suspenso pela Twitch por comentários feito na transmissão, e o conteúdo ofensivo foi removido”, afirmou um porta-voz da rede ao portal IGN.

Os termos e condições não têm exceções. Esta é a garantia dada pela Twitch a todos os utilizadores que nela se inscrevam, inclusive aos políticos.

Não se conhece ainda a duração desta suspensão, “mas tudo indica que não será permanente”, indica ainda o IGN.

A plataforma tem tomado ação de forma mais séria após uma série de denúncias de assédio feitas pelos utilizadores. O canal de Dr. Disrespect e de Impakt, por exemplo, foram outros atingidos pela limpeza.

Temporariamente indisponível

O motivo para a suspensão estaria num comentário feito por Trump durante a sua campanha eleitoral de 2015, que foi trazido à tona no canal do presidente. No vídeo em questão, Trump diz que o México estaria a mandar violadores, drogas e crime para os Estados Unidos através da fronteira.

Também foi derrubada pela Twitch a publicação com comentários racistas de Trump no evento em Tulsa. Nesse, o presidente americano fala sobre um “hombre muito difícil” a invadir a casa de uma mulher, à 1h da manhã.

No mesmo evento, Donald Trump chama ao coronavírus “Kung Flu”. Esse comentário foi remediado pela sua Secretária de Imprensa, Kayleigh McEnany.

Quando perguntada, em conferência, sobre o uso da expressão por Trump, McEnany afirmou: “O presidente não usa a expressão. O que ele faz é apontar para o facto da origem do vírus na China. É algo justo de se apontar, enquanto a China tenta ridiculamente reescrever a história”.

O comportamento do presidente dos Estados Unidos não tem sido alvo de repreensão do mesmo nível noutras redes sociais. Porém, comentários similares têm sido feitos na sua conta do Twitter, onde tem mais de 82 milhões de seguidores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Dababy e Roddy Rich nos BET Awards
Black Lives Matter: das ruas aos palcos dos BET Awards