O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

‘Hierro’: thriller policial nas Canárias estreia no AMC

A ilha de El Hierro, nas Canárias, dá o nome à nova série do canal AMC. Co-produzida entre Espanha e França, Hierro é um thriller policial vencedor de vários prémios, e tem estreia marcada para esta quarta-feira (1 de julho), pelas 22h10.

Protagonizada por Candela Peña, vencedora de três prémios Goya, e Darío Grandinetti, Hierro baseia-se na investigação que duas personagens opostas realizam em paralelo – a juíza Candela Montes e Díaz, o principal suspeito de um homicídio.

A juíza Candela Montes foi transferida para a remota ilha de El Hierro, em consequência do seu comportamento pouco ortodoxo. Ao chegar, Candela é confrontada com a desconfiança dos ilhéus e tem dificuldade em adaptar-se. Pouco depois, surge um cadáver de um jovem numa praia e o principal suspeito é um dos homens mais poderosos e temidos da ilha: Antonio Díaz, um empresário obscuro e pai da noiva do morto.

A série desenrola-se em torno da tensão entre Candela e Díaz. Os dois não podiam ser mais diferentes, e essa diferença torna-se ainda mais evidente porque têm algo muito importante em comum: ambos estão empenhados em descobrir o assassino. Vão avançam separadamente na sua investigação, mas com métodos completamente diferentes. Porém, a ilha é um meio pequeno e os choques entre eles são constantes. Para Candela, Díaz é um estorvo no seu caminho, e mesmo depois de o libertar continua a suspeitar do seu envolvimento no crime. Para Díaz, Candela é uma permanente dor de cabeça que põe em risco os seus negócios.

Da autoria de Pepe Coira e Alfonso Blanco, que participaram na criação das séries da RTP Vidago Palce e Auga Seca, Hierro tem oito episódios na sua primeira temporada e recebeu vários prémios em Espanha, entre os quais o de Melhor Série Dramática nos prémios Feroz, Melhor Argumento nos Prémios Iris, e Melhor Atriz em Televisão para Candela Peña nos Ondas Awards. Hierro já foi renovada para uma segunda temporada, cujas gravações foram retomadas após a pandemia.