youtube pc

Como promover um canal do YouTube

O que é preciso para um canal do YouTube ser popular – e para que os vídeos tenham milhares de visualizações? Partilhamos métodos para promover o teu canal.

Artigo patrocinado.

Hoje em dia, as redes sociais já não são uma moda. Vieram para ficar – e são usadas para obter tráfego, encontrar clientes e fazer negócio. O tráfego proveniente das redes sociais é de maior qualidade do que aquele que vem dos motores de busca. No entanto, caso sejam contas comerciais, é mais difícil atraírem o público-alvo.

O tipo mais popular de conteúdo atualmente é o conteúdo em vídeo. As informações são percebidas com facilidade e o formato permite que o assunto em questão seja aprofundado. Além disso, os vídeos podem ser vistos absolutamente em qualquer lugar. É por isso que uma das redes sociais mais populares do mundo é o YouTube.

Conteúdo:

  • Como o YouTube funciona
  • Princípio 1. Não há espaço para engano
  • Princípio 2. O canal se promove sozinho
  • Princípio 3. É o dinheiro que decide tudo?
  • Métodos de Promoção
  • Conclusão

Como o YouTube funciona

Antes de discutirmos sobre métodos de promoção, é importante entender como esta rede social funciona.

Princípio 1. Não há espaço para enganos

A vantagem indiscutível do YouTube é que, dentro desta rede social, é simplesmente impossível enganar o espectador. O dono do canal não poderá promover um produto ou serviço, mesmo em apenas um vídeo que contenha esse tipo de coisa sobre si mesmo. Isso se deve a uma regra básica da rede: a popularidade do canal depende da reação dos espectadores.

Se houver dislikes, nem mesmo desativar os comentários vai ajudar o canal.

Os iniciantes devem aprender que a monetização do canal só é possível se o usuário vir benefícios e utilidade no conteúdo do canal. Por exemplo, um fornecedor de materiais de construção não deve se concentrar em divulgar seus próprios produtos. Isso não despertará nenhum interesse. É muito melhor focar o conteúdo do canal em reparos em geral: dicas para seleção de materiais, conselhos de especialistas, soluções de design, etc.

Princípio 2. O canal promove-se sozinho

Surpreendentemente, apesar da popularidade do YouTube, ele não tem tantos recursos quanto o Instagram ou o Vkontakte. Os donos de canais do YouTube ainda podem dizer: “Conteúdos interessantes promovem-se por si só“.

Portanto, mesmo que não entendas como podes promover um canal em um nicho específico, a qualidade dos vídeos e a procura por eles já vai ter um impacto positivo no número de visualizações e na popularidade do canal. Podes também dar ao vídeo uma aparência artificial de qualidade ao comprar likes no YouTube.

Princípio 3. É o dinheiro que decide tudo?

Às vezes pode parecer que o dinheiro resolve todos os problemas. Por exemplo, podes promover uma publicação entre os resultados de pesquisa mais populares com um produto de baixa qualidade e alto custo. Obviamente, o dinheiro podes ajudar a pagar por links, criação de vídeos de alta qualidade e a tirar fotos exclusivas, mas não conseguirá adicionar visualizações. Como atrair um público em potencial para assistir ao seu vídeo, se não tens milhares de subscritores? Todo a gente sabe que um vídeo com muitas visualizações chama mais a atenção do público. É por isso que também podes pensar em comprar visualizações no YouTube – o que vai ajudar-te a aumentar facilmente a popularidade do teu canal.

Métodos de Promoção

Tudo isto pode parecer banal. Mas são estas etapas simples que ajudam a aumentar o número de visualizações e promover o conteúdo.

  • 1) É importante fazer uma descrição para cada vídeo, sem esquecer as tags. “Aquilo que você chamar de barco, vai flutuar.” O mesmo se aplica aos vídeos do YouTube. O sucesso dos vídeos depende do quão bem-pensados são os títulos e as descrições. Esses dois fatores são usados para gerar resultados de pesquisa no YouTube. Quanto mais informativo e detalhado for o texto, melhor o resultado. É importante não esquecer que as publicações devem conter palavras-chave otimizadas (SEO) – que ajudarão a promover o conteúdo sem anexos adicionais.
  • 2) Quanto mais links, melhor. Essa regra funciona tão bem no YouTube quanto em outras redes sociais. No entanto, o uso desse método para promover o teu site terá um efeito maior do que estimular a transição para o canal.
  • 3) Distribui os teus vídeos em fóruns relacionados com o tema, em outras redes sociais ou em sites públicos. Sabemos que os links geralmente irritam os usuários. A ubiquidade de spams na vida dos internautas desencoraja completamente o desejo de clicar em um link desconhecido. A situação é diferente com os arquivos de vídeo. Para evitar irritar o público, podes encaminhar o código do arquivo, em vez do link em si.
  • 4) Diversifica o conteúdo. Além dos materiais publicados constantemente, adiciona comentários em vídeo – respondendo às perguntas dos utilizadores do canal. Além disso, podes também comentar em vídeos de colegas ou concorrentes. Ao usar esse método, vale a pena notar que a linguagem obscena está bloqueada e comentários desagradáveis causam rejeição. Tenta gravar um discurso positivo e que expresse o teu ponto de vista corretamente.
  • 5) Gera o máximo de conteúdo possível. Qual é que achas que é o canal mais fácil de promover: um com 10 vídeos ou com 150 vídeos? A resposta é óbvia. Quanto mais vídeos publicares, mais visualizações o canal terá. No entanto, na busca por quantidade, não te esqueças da qualidade dos vídeos. Para não confundir o espectador, é importante aderir a um único conceito ao criar vídeos.
  • 6) Não te esqueças de pedir! Um simples pedido de subscrições ou likes para um vídeo, feito pelo autor, pode aumentar o engagement significativamente. Não tenhas medo de lembrar os utilizadores de se inscreverem – ter muitos inscritos também é uma forma de chamar atenção do público em geral para o canal. Por isso é que comprar subscrições no YouTube se tem tornado uma prática mais recorrente.
  • 7) E, claro, não te esqueças dos vídeos virais. Os vídeos distribuídos pela rede em poucas horas são criados apenas por especialistas profissionais. Não tenhas medo de pedir ajuda.
  • 8) Sê amigo de outros vloggers que também publicam material no YouTube. Fala com eles, menciona-os, visualiza e comenta o conteúdo deles e faz links a direcionar para os canais deles. E provavelmente haverá reciprocidade. Essa abordagem simples atrairá a atenção dos inscritos do outro vlogger.
  • 9) Segue as tendências atuais. As redes sociais estão mudando diariamente. Algumas “modinhas” são substituídas por outras. É importante estar sempre na onda e usar esses recursos em seu conteúdo.
  • 10) Comunica com o teu público. Podes ficar surpreso, mas os vídeos mais ativos são aqueles nos quais se discute com quem está do outro lado. Incluindo discussões iniciadas pelo próprio dono do canal.

Conclusão

Os métodos acima são bem simples. Ao seguir nossas recomendações, poderás aumentar gradualmente o número de inscritos e aumentar as visualizações.

Mais Artigos
breaking bad Better Call Saul
‘Better Call Saul’ poderá trazer de volta os protagonistas de ‘Breaking Bad’