#CasaDoCais RTP Lab
Imagem: RTP

RTP Lab. Estação pública procura novos talentos na produção televisiva

O projeto da RTP está de volta. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1 de julho e 15 de agosto

A RTP está à procura de novas ideias e de novos talentos. Depois do sucesso de séries como Frágil, #CasaDoCais, APPaixonados ou Instaverso, produzidas nas três edições anteriores deste projeto, o RTP Lab está de volta.

Desde 2016 que a estação pública criou esta iniciativa, com o objetivo de apoiar novos talentos que produzam séries de ficção e humor, documentários ou formatos de infotainment desenvolvidos num ambiente puramente digital. Os projetos vencedores serão, posteriormente, distribuídos na RTP Play, e noutros canais de difusão do canal.

As inscrições, para maiores de 18 anos, podem ser feitas entre os dias 1 de julho e 15 de agosto, através da submissão de um formulário a preencher online. Esta iniciativa dirige-se ainda a universidades e outros estabelecimentos de ensino, bem como produtores independentes. Mais informações podem ser encontradas no site da RTP, ou no regulamento de candidatura.

RTP Play: novas formas de contar uma história

O RTP Lab foi criado em 2015, pela estação pública, e pretende estimular a criatividade e a inovação. De forma pioneira, a RTP criou este laboratório criativo e experimental que acolhe novas formas de produção de conteúdos, pensadas numa lógica multiplataforma e com uma linguagem adaptada a novos tipos de consumo de conteúdos. Os projetos podem ser vistos num telemóvel ou num tablet, por exemplo.

Todos os anos é feita uma consulta de conteúdos, dirigida ao público geral, de onde são seleccionados  5 a 10 projetos para produzir com o apoio da RTP. O trabalhado finalizado será exibido na RTP Play, mas pode também chegar ao YouTube e às redes sociais.

Ao longo dos anos foram produzidas as séries Amnésia, Subsolo, #CasaDoCais, que já vai na segunda temporada, APPaixonados, BAD & Breakfast, On [email protected], Frágil, Menos Um, Inquilinos e Instaverso, o talk-show de humor It’s a Date!, os programas de infotainment Matemática Salteada e #SóQNão e ainda os documentários Queen of the Horses e O Meu Sangue.

 

Mais Artigos
Gisela João
À Escuta. Gisela João, Xinobi e SAL são os destaques da semana