Fita Isoladora Nazaré novelas
Fotografia: EF via SIC/Divulgação

Podcast. As novelas já são um produto de exportação?

Esta semana, o Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos, recebe como convidado Pedro Lopes, autor que venceu o Emmy Internacional com a telenovela Laços de Sangue, para discutir o papel das novelas na internacionalização da produção televisiva em Portugal, na semana em que Nazaré foi vendida para o Médio Oriente.

Ao nível das telenovelas conseguimos entrar nesse circuito internacional, e fazer nome, e ter uma visibilidade que aqui há uns anos não tínhamos“, assume o argumentista, que é também Diretor-Geral de Conteúdos na SP Televisão, que produz a telenovela da SIC. No entanto, explica que a realidade portuguesa, bem como o contexto financeiro da televisão em Portugal, fazem com que a primeira prioridade sejam sempre os resultados a nível nacional.

Pedro Lopes
Pedro Lopes já foi premiado internacionalmente com Laços de Sangue e Coração de Ouro, mas também com a série Cidade Despida. (Fotografia: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa)

Apesar de termos ganho um Emmy, a nossa primeira preocupação foi agradar ao nosso público nacional: Continuar a fazer uma boa novela, que tivesse boas audiências em Portugal. Esse era, e é sempre o primeiro objetivo. As vendas internacionais, cada vez mais pensamos nisso, mas elas também só se concretizam se nós tivermos bons ratings e share no nosso mercado nacional, porque se não dificilmente conseguimos vender no mercado internacional um produto que não funcionou no nosso mercado interno“, explica Pedro Lopes.

O autor considera que os três Emmys que a ficção portuguesa venceu, com as novelas Meu Amor, Laços de Sangue e Ouro Verde, contribuíram para dar ao país “uma visibilidade que não tinha“. O também professor universitário considera ainda que, quando confrontados em festivais e premiações internacionais com a produção de outros países, se tem também a evidência que a produção nacional “está com um nível de qualidade muito grande e uma capacidade de competir em termos internacionais“.

O episódio já está disponível para audição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts, AnchorBreaker e RadioPublic. Além da internacionalização das telenovelas, esta semana está também em foco a polémica acerca da série Destemidas, emitida pela RTP2 e a representação mediática da comunidade LGBTQ+.

Ouve aqui:

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Pedro Pinto TVI BTV
Pedro Pinto abandona TVI para rumar à BTV