Fita Isoladora Nazaré novelas
Fotografia: EF via SIC/Divulgação

Podcast. As novelas já são um produto de exportação?

Esta semana, o Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos, recebe como convidado Pedro Lopes, autor que venceu o Emmy Internacional com a telenovela Laços de Sangue, para discutir o papel das novelas na internacionalização da produção televisiva em Portugal, na semana em que Nazaré foi vendida para o Médio Oriente.

Ao nível das telenovelas conseguimos entrar nesse circuito internacional, e fazer nome, e ter uma visibilidade que aqui há uns anos não tínhamos“, assume o argumentista, que é também Diretor-Geral de Conteúdos na SP Televisão, que produz a telenovela da SIC. No entanto, explica que a realidade portuguesa, bem como o contexto financeiro da televisão em Portugal, fazem com que a primeira prioridade sejam sempre os resultados a nível nacional.

Pedro Lopes
Pedro Lopes já foi premiado internacionalmente com Laços de Sangue e Coração de Ouro, mas também com a série Cidade Despida. (Fotografia: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa)

Apesar de termos ganho um Emmy, a nossa primeira preocupação foi agradar ao nosso público nacional: Continuar a fazer uma boa novela, que tivesse boas audiências em Portugal. Esse era, e é sempre o primeiro objetivo. As vendas internacionais, cada vez mais pensamos nisso, mas elas também só se concretizam se nós tivermos bons ratings e share no nosso mercado nacional, porque se não dificilmente conseguimos vender no mercado internacional um produto que não funcionou no nosso mercado interno“, explica Pedro Lopes.

O autor considera que os três Emmys que a ficção portuguesa venceu, com as novelas Meu Amor, Laços de Sangue e Ouro Verde, contribuíram para dar ao país “uma visibilidade que não tinha“. O também professor universitário considera ainda que, quando confrontados em festivais e premiações internacionais com a produção de outros países, se tem também a evidência que a produção nacional “está com um nível de qualidade muito grande e uma capacidade de competir em termos internacionais“.

O episódio já está disponível para audição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts, AnchorBreaker e RadioPublic. Além da internacionalização das telenovelas, esta semana está também em foco a polémica acerca da série Destemidas, emitida pela RTP2 e a representação mediática da comunidade LGBTQ+.

Ouve aqui:

 

Mais Artigos
Elle Fanning é Catarina a Grande em The Great
‘The Great’ renovada para segunda temporada