‘Big Brother’: comentário xenófobo gera polémica

O Big Brother 2020 voltou a ser foco de polémica depois de um comentário xenófobo proferido pela concorrente de Gaia, Sónia.

Na origem deste comentário está um avião de apoio a Daniel Monteiro. Enquanto o grupo de participantes estava tranquilo no jardim, um avião com a inscrição “DM Te damos valor e te assumimos, Brasil” sobrevoou, esta quarta-feira (24) os céus da Ericeira.

Ao verem este avião, de imediato todos os concorrentes começaram a brincar com Iury, visto que esta é a concorrente mais próxima de Daniel Monteiro no jogo. Foi então que Sónia gerou polémica. A concorrente do Norte estava a comentar a reação de Iury com os seus colegas e disse: “Ai, olha que elas são de uma raça… Elas são da favela!”, referindo-se às fãs brasileiras.

As redes sociais inundaram-se de críticas à concorrente do Big Brother e a TVI decidiu tomar uma atitude. No Diário das 19h, o Big Brother reuniu todos na sala para falarem e discutirem o tema controverso. Além disto foi aplicada uma sanção a Sónia: a concorrente estará automaticamente nomeada na próxima semana e perdeu o título de líder que ganhou na gala de domingo (21).

Sónia ficou visivelmente revoltada com esta decisão e foi de imediato fazer as malas. Enquanto arrumava as suas coisas “ameaçou” a produção afirmando que iria “contar tudo” sobre o Big Brother.

A maioria dos restantes participantes saíram em defesa de Sónia. A concorrente Ana Catharina, a única brasileira na casa, realçou que apesar de Sónia nunca a ter desrespeitado de qualquer maneira, o comentário proferido pela mesmafoi infeliz“.

Regras do Big Brother já tinham sido quebradas

De recordar que esta não foi a primeira vez que a vendedora ambulante infringiu as normas. Sónia já tinha sido punida por ter conversado com o exterior, mais concretamente com o seu marido, que se deslocou até à Ericeira para gritar para dentro da casa. Na altura, foi aberta uma votação de sim ou não para os portugueses responderem à pergunta “Sónia deve continuar na casa?” e o resultado foi positivo.

Ainda nesta terça-feira (23) a concorrente Sónia envolveu-se numa agressiva discussão com a concorrente Noélia. A concorrente do Norte estava visivelmente alterada e Noélia foi o alvo sobre o qual “disparou”. A TVI promoveu uma possível sanção para Sónia por comportamento agressivo mas a verdade é que isso, na terça-feira, não aconteceu, incendiando as redes sociais, que tornaram o tópico #VergonhaTVI tendência no Twitter.

Esta não foi a primeira vez que um concorrente da atual edição do Big Brother proferiu um comentário preconceituoso. Também Hélder, que já foi expulso pelo público, gerou polémica por comentários homofóbicos. Nessa altura, o Big Brother avisou os concorrentes de que nenhum comentário preconceituoso seria tolerado dentro da casa mais vigiada do país.

Mais Artigos
Fátima Lopes
Fátima Lopes deixa de apresentar ‘Conta-me’