Fernando

Ator Pedro Lima encontrado morto no Guincho

O ator Pedro Lima, conhecido por ter entrado em várias novelas portuguesas, foi encontrado morto na praia do Abano, no Guincho, em Cascais, avança a TVI 24. O alerta foi dado às autoridades um pouco após as 08h00 deste sábado (20).

O ator tinha 49 anos. A Polícia Judiciária está no local e irá efetuar uma investigação. A TVI rapidamente partilhou um comunicado a lamentar a “partida inesperada e brutal”, num “dia chocante que abre uma tormenta de emoções e deixa um pesar enorme entre todos”. Pode ler-se ainda que a TVI “endereça à familia, neste momento de dor imensa, sentidas condolências. O Pedro era um dos mais versáteis atores  da sua geração. E um operário desta indústria, no cinema , no teatro e na televisão. Sempre disponível, sempre afável, sempre pronto para trabalhar.”

A relação profissional de Pedro Lima com a TVI já durava há mais de duas décadas, “mas cada projeto parecia ser sempre o primeiro.” O comunicado do canal relembra ainda que Pedro “cuidava e afeiçoava-se de forma única às suas personagens”.

Presidente da República já lamentou morte do ator

Várias figuras públicas já lamentaram a morte do ator através das redes sociais e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já reagiu. Apresentou as condolências à família do “ator de quem todos gostávamos”, de que guarda memórias de “um ator disponível e colega generoso”. A Federação Portuguesa de Natação também lamentou a morte de Pedro Lima, que representou Angola como nadador nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e Barcelona 1992.

Nuno Markl recorda os momentos iniciais da sua carreira que partilhou com Pedro Lima e afirma ter ficado “em choque total com a notícia”.”Começámos juntos, eu como guionista, ele como apresentador, ambos verdíssimos na vida e no trabalho, no Magacine da RTP. Mais tarde, ele incumbiu-me de uma das tarefas mais marcantes da minha carreira, traduzir Os Melhores Sketches dos Monty Python para teatro. Disse-lhe algumas vezes que ele era o mais próximo do Clark Kent e do Super-Homem que conheci na vida real“, recorda o humorista.

Também Cristina Ferreira lamentou a morte do ator, escrevendo: “Isto é muito triste. Estou chocada.” Deixou ainda palavras de força à família de Pedro Lima. César Mourão e Fernando Rocha foram outras personalidades que reagiram com choque à notícia: “Sinceramente, o mundo é mesmo injusto“. Fernanda Serrano, que contracenou com Pedro Lima várias vezes, reagiu dizendo: “Levaste o meu coração contigo!”.

Nascido em Luanda, a 20 de abril de 1971, Pedro Lima ficou conhecido como ator de televisão, mas também passou pela apresentação e foi atleta olímpico, na modalidade de natação. O artista tinha cinco filhas, estava numa relação com Anna Westerlund, e estava a gravar a novela Amar Demais para a TVI.

De acordo com informações divulgadas pela Capitania do Porto de Cascais à imprensa, o ator poderá ter cometido suicídio, uma situação que ainda se encontra em investigação por parte da Polícia Judiciária. De acordo com Rui Teixeira, capitão do Porto de Cascais, “às 6h58 da manhã o desaparecido enviou duas mensagens a dois amigos. Mensagens de despedida”.

Contactos de prevenção do suicídio em Portugal

SOS Voz Amiga
(entre as 16h e a meia-noite)
21 354 45 45
91 280 26 69
96 352 46 60

Telefone da Amizade
22 832 35 35

Escutar – Voz de Apoio – Gaia
22 550 60 70

SOS Estudante
(20h00 à 1h00)
969 554 545

Vozes Amigas de Esperança
(20h00 às 23h00)
22 208 07 07

Centro Internet Segura
800 21 90 90

Conversa Amiga
808 237 327
210 027 159

Telefone da Esperança
222 030 707

* com Carolina Correia e Pedro Miguel Coelho.

Atualizações: Removida às 23h30 a informação relativa aos destinatários das mensagens.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.