Quem Quer Ser Milionário Filomena Cautela
Fotografia: Divulgação / RTP

Opinião. Com ‘Quem Quer Ser Milionário?’, Filomena Cautela já não tem mais nada a provar

Vinte anos após a estreia, Quem Quer Ser Milionário? regressou aos ecrãs da RTP1, agora com Filomena Cautela ao comando. A estreia da nova edição aconteceu este sábado (20) depois do Telejornal.

2020 pode já ficar marcado como o ano dos regressos. Depois de Big Brother regressar à TVI numa edição celebrativa, foi a vez do mais famoso programa de cultura geral do mundo regressar à antena da estação pública. Vários anos depois – e após muitos formatos semelhantes – o programa que chegou até a originar um filme, retornou à televisão, agora com o selo de Filomena Cautela.

A atual apresentadora do 5 Para a Meia-Noite assumiu que apresentar Quem Quer Ser Milionário? era um sonho antigo, mas o choque fez-se sentir quando, inesperadamente, a apresentadora assumiu que está de saída do talkshow que apresenta todas as quintas-feiras à noite. Quase um mês depois, o futuro de Filomena Cautela continua incerto (mas a mesma prometeu que dará respostas aos telespectadores no último episódio de 5 Para a Meia-Noite, a ser exibido na próxima quinta, 25).

Há quem diga que Filomena Cautela deixará a RTP1 e trocará a estação por uma das privadas; há quem diga que permanecerá na RTP1 simplesmente a apresentar outro género de programas – sendo que Quem Quer Ser Milionário? poderia ser uma prova dessa mesma hipótese. No entanto, certezas ainda não existem para além de uma: a apresentadora é a cara da nova edição do game-show da RTP1.

José Carlos Malato foi um dos apresentadores de Quem Quer Ser Milionário.

Estreado em Portugal logo no virar do século, a primeira edição do mais famoso game-show do mundo foi apresentada por Carlos Cruz. Seguiram-se Maria Elisa Domingues, Diogo Infante, Jorge Gabriel, José Carlos Malato e, em 2013, Manuela Moura Guedes. Agora, em Alta Pressão, a apresentadora do Eurovision Song Contest 2018 agarrou a oportunidade e estreou-se num novo formato, mas também num género que ainda não tinha enfrentado na sua carreira.

A verdade é que o novo Milionário tem pouco de moderno ou fresco, sendo inegável que vinte anos depois já existem formatos semelhantes que são mais atrativos ou cativantes. Não obstante, a nova versão do programa veio provar duas coisas: há sempre espaço para fazer regressar formatos inesquecíveis e Filomena Cautela já não tem nada mais a provar enquanto apresentadora.

Filomena Cautela foi uma das apresentadoras da única edição da Eurovisão organizada por Portugal, ao lado de Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Catarina Furtado.

Apresentar o Festival da Canção já não é novidade para Filomena Cautela, mas apresentar a Eurovisão é capaz de ter sido o seu maior desafio profissional até aqui. Na altura, a apresentadora viu a sua prestação ser comentada por todo o mundo, colocando-a sob os holofotes durante todo o percurso eurovisivo de 2018. Apesar de ter ficado encarregue da Green Room, lugar onde os participantes do certame se juntam após as suas atuações, a apresentadora roubou as atenções e conseguiu mais elogios do que qualquer outra das apresentadoras. Com o desafio concluído, ficou a glória. Desde então, Filomena Cautela tornou-se das principais caras do Primeiro Canal.

Ao lado de Vasco Palmeirim, Filomena agarrou-se a I Love Portugal e, mais recentemente, ficou encarregue da versão portuguesa de Game of Games, o programa de Ellen DeGeneres nos Estados Unidos. Porém, ao nível das audiências, nenhum dos programas se destacou ao ponto de descolarem do terceiro lugar onde a RTP1 vive adormecida. Apoiada por uma possível saída da estrela de 5 Para a Meia-Noite para a concorrência, a verdade é que Filomena Cautela já não tem roupa que lhe sirva no armário da RTP. Está demasiado crescida.

Quem Quer Ser Milionário?: Alta Pressão é o concretizar de um sonho antigo, mas é também a prova de que a Filomena não é só uma apresentadora engraçada que é popular no YouTube. É a confirmação de que é uma apresentadora competente que tem força e talento para agarrar vários formatos – até os mais sérios – sem perder a sua identidade.

O futuro de Filomena Cautela na RTP1 é incerto, mas uma coisa é garantida, seja qual for o percurso que escolher, o talento, a boa disposição e o carisma irão caminhar de braço-dado com a apresentadora e atriz.

Quem Quer Ser Milionário?: Alta Pressão será emitido todos os sábados após o Telejornal, na RTP1. Já o 5 Para a Meia-Noite despede-se da sua apresentadora já na próxima quinta-feira, 25 de junho.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Big Brother Cláudio Ramos BB Zoom
Junho. TVI e RTP1 recuperam terreno, mas SIC continua longe