Netflix
Imagem: Netflix

Concurso lançado pela Netflix e ICA recebeu mais de mil candidaturas

As candidaturas terminaram no início de junho

A Netflix já é uma plataforma de streaming conhecida por incentivar produções nacionais de cada país. Em Portugal uniu-se ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e criaram um concurso para os argumentistas portugueses que teve um balanço de quase 1 200 projetos recebidos. A parceria vai apoiar com 155 mil euros “os dez melhores projectos” de séries de ficção ou documentário, em fase de escrita e desenvolvimento.

A lista de candidaturas admitidas apresenta 1 198 projetos, nomeados apenas com o título. 18 projetos estão sem título. A informação foi divulgada esta quarta-feira (17) pelo ICA.

Todos os trabalhos a concurso, segundo o regulamento, serão pré-selecionados por um júri português que vai anunciar os resultados até 30 de julho.

O júri é constituído pela directora de conteúdos da NetflixVerónica Fernández, o ex-programador da SIC Luís Proença, que é agora director​ adjunto de comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian, o escritor Possidónio Cachapa, a jornalista e crítica literária colaboradora do Público Isabel Lucas e o realizador Jorge Paixão da Costa.

Será a Netflix a escolher os projetos que vão ser financiados. Os cinco melhores vão, cada um, receber 25 mil euros e cada um dos restantes ganhará seis mil euros.

Projetos à portuguesa

Entre os projectos admitidos estão, por exemplo, Cristiano Ronaldo e as Sardinhas Assadas e outro com o nome Ricardo Salgado – Demasiado Grande para Falir, Demasiado Grande para Julgar ou Zeca Afonso – Uma estátua de febre a arder. O Amor é Ficção CientíficaOutra Vez Atum? e Cidade dos Lobos também fazem parte do leque de projectos admitidos.

parceria entre o ICA e a plataforma de streaming Netflix foi anunciada em abril. O objetivo é ajudar financeiramente o setor audiovisual e impulsionar a produção portuguesa.

Para mais informações sobre o concurso e para consultar a lista completa de candidaturas admitidas basta consultar o site do ICA.

Mais Artigos
Mariah Carey Natal
Qual foi a música de Natal mais popular no ano em que nasceste? Nós reunimos cinco icónicas