filmes com os melhores plot twist

30 filmes com os melhores ‘plot twists’ do cinema

Ao longo dos anos, perdemos a conta à quantidade de filmes que assistimos e nos deixam a pensar e a refletir, tais são os plot twists que os diretores e realizadores nos apresentam. São várias as produções que nos deixaram boquiabertos com o desenrolar das suas histórias ou com os seus finais surpreendentes. Por isso, o Espalha-Factos reuniu uma lista de 30 filmes com as melhores reviravoltas do mundo cinematográfico.

American Psycho (2000)

30 filmes com os melhores 'plot twist'
Fotografia/Reprodução

Patrick Bateman (Christian Bale) é apenas um de tantos jovens que trabalha em Wall Street. Protegido pelo seu privilégio e riqueza, Bateman é um serial killer com impulsos assassinos que deseja eliminar qualquer um que possua uma riqueza material maior que a dele. Após um colega lhe dar um cartão de visitas que considerou ser melhor que o seu, a sua sede de vingança aumenta, tornando-o num psicopata perigoso e violento.

The Departed (2006)

30 filmes com os melhores 'plot twist'
Fotografia/Reprodução

Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é um jovem polícia que recebe a missão de se infiltrar no grupo da máfia liderado por Frank Costello (Jack Nicholson). Ao longo do tempo, Billy conquista a sua confiança, enquanto o criminoso Colin Sullivan (Matt Damon), contratado por Costello, se infiltra na polícia. Tanto Billy como Colin sentem-se perdidos nesta vida dupla mas, quando a máfia e a polícia suspeita da existência de um espião, a vida dos dois fica em perigo.

The Usual Suspects (1995)

30 filmes com os melhores 'plot twist'
Fotografia/Reprodução

Após uma explosão num navio, a polícia contabiliza 27 mortos e apenas duas testemunhas: um húngaro, que ficou em estado crítico, e Kint (Kevin Spacey), um ladrão que saiu totalmente ileso. Quando este dá o seu depoimento à polícia, o filme recorre a flashbacks para nos mostrar os pormenores conturbados contados ao interrogador sobre os eventos que levaram a este ataque, numa história que fica cada vez mais complexa.

The Invisible Guest (Contratiempo, 2016)

Fotografia/Reprodução

Adrian Doria (Mario Casas) tem tudo: um negócio bem sucedido, uma grande fortuna, esposa, uma filha linda e… uma amante. Quando acorda num quarto de hotel com a amante morta na casa de banho e notas espalhadas à volta do seu corpo, é imediatamente preso pela polícia. Com o quarto trancado por dentro e sem hipóteses de alguém ter entrado ou saído, só Virginia Goodman (Ana Wagener), a melhor advogada de defesa de Espanha, pode descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.

The Perks of Being a Wallflower (2012)

Fotografia/Reprodução

Apesar da sua inteligência fora do comum, Charlie (Logan Lerman) tem uma grande dificuldade em fazer amizades. No entanto, no início do novo ano lectivo, Charlie conhece Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), duas pessoas alegres, extrovertidas, e com quem cria laços fortes. Juntos vão explorar o mundo dos adultos, do amor, e da sexualidade, com um plot twist que nos choca e faz perceber os comportamentos hesitantes de Charlie.

The Visit (2015)

Fotografia/Reprodução

Rebecca (Olivia DeJonge) e Tyler (Ed Oxenbould) vão passar um tempo à quinta dos avós e, apesar de serem bem recebidos, os irmãos são surpreendidos quando os proíbem de sair do quarto depois das 21h30. Curiosos e aventureiros, os dois estão decididos a desvendar a razão daquela interdição, e descobrem que algo perturbador ali acontece durante a noite. Sem conseguirem convencer a mãe de que correm perigo de vida, Becca e Tyler têm de sobreviver sozinhos.

Shutter Island (2010)

Fotografia/Reprodução

Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e o seu novo parceiro, Chuck Aule (Mark Ruffalo), deslocam-se até ao hospital Shutter Island Ashecliffe, em Boston, para investigar o desaparecimento de um paciente. Ao chegarem ao local, descobrem que os médicos realizam experiências extremas nos pacientes e que envolvem métodos ilegais e nada éticos. Quando um furacão deixa a ilha com as comunicações cortadas, vários prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa para os detetives.

Gone Girl (2014)

Fotografia/Reprodução

Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike) são casados e aparentemente felizes mas, no dia em que celebram cinco anos de casados, Amy desaparece misteriosamente e sem deixar rasto. Sem qualquer pista sobre o paradeiro dela, a polícia considera Nick um suspeito do crime, situação que o coloca na boca do mundo e sob o escrutínio da imprensa. Convicto de que é inocente, e com o apoio incondicional da irmã, vários segredos vão sendo revelados e o desaparecimento de Amy começa a fazer sentido.

Atonement (2007)

Fotografia/Reprodução

Briony Tallis (Saoirse Ronan) tinha 13 anos quando usou a sua vivída imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha, Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. Quatro anos depois, Briony (Romola Garai) reencontra a irmã, e nessa reunião é desvendada a verdade do que aconteceu naquela noite e os pormenores da sua acusação que, na época, destruiu o romance entre a sua irmã e Robbie, e que afetou a vida de várias pessoas, com consequências que a pequena Briony nunca teria previsto.

Whiplash (2014)

Fotografia/Reprodução

Andrew (Miles Teller) é um jovem que sonha ser o melhor baterista da sua geração e afirmar-se no mundo da música. Após chamar a atenção de Terence Fletcher (JK Simmons), o mestre do jazz, Andrew entra para a banda do conservatório, mas a convivência com Terence revela-se abusiva. O maestro transforma o sonho de Andrew em obsessão, colocando em risco o relacionamento do jovem com a namorada e afetando a sua saúde física e mental.

Secret Window (2004)

Fotografia/Reprodução

Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor de histórias de terror bem-sucedido. Apesar de conseguir assustar os leitores com a sua imaginação fértil, nos últimos tempos sente-se preso num bloqueio criativo devido ao processo de divórcio pelo qual está a passar. Quando John Shooter (John Turturro), um estranho, lhe bate à porta e o acusa de plágio, a vida de Mort torna-se num autêntico pesadelo.

Murder on the Orient Express (2017)

Fotografia/Reprodução

O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca numa viagem de última hora a bordo do Expresso do Oriente. Durante a jornada, Poirot conhece os restantes passageiros, particularmente Edward Ratchett (Johnny Depp), que insiste em contratá-lo para ser seu segurança particular. Na noite seguinte, quando Ratchett é morto dentro do seu vagão, o detetive põe em prática as suas habilidades, numa investigação que termina com uma reviravolta inesperada.

Black Swan (2010)

Fotografia/Reprodução

Nina (Natalie Portman) torna-se primeira bailarina de uma companhia quando a sua antecessora se aposenta. Com sérios problemas pessoais, especialmente com a mãe (Barbara Hershey), e pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), o diretor artístico e coreógrafo, Nina fica obcecada em atingir a perfeição naquele que é o maior desafio de sua carreira: ser a personagem principal na adaptação de O Lago dos Cisnes.

Moon (2009)

Fotografia/Reprodução

Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta a cumprir uma missão de três anos na Lua e a sua função é extrair uma substância do solo do satélite natural que ajude a renovar a energia da Terra. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) mas, repentinamente, começa a delirar e sofre um acidente. A partir desse momento, encontra um clone seu dentro da estação lunar e tudo muda.

Psycho (1960)

Fotografia/Reprodução

A secretária Marion Crane (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares à imobiliária onde trabalha e usa-os para se casar e começar uma nova vida. Durante a sua fuga de carro, a mulher enfrenta uma grande tempestade e engana-se no caminho, acabando por parar num velho hotel. Administrado por Norman Bates (Anthony Perkins), um homem aparentemente afável e atencioso, Marion decide passar a noite num dos quartos, sem qualquer noção do perigo que a rodeia.

The Sixth Sense (1999)

Fotografia/Reprodução

Malcom Crowe (Bruce Willis) é um psicólogo que trabalha com crianças. Na noite em que recebe um prémio de reconhecimento pelo seu trabalho, é visitado por um ex-paciente que o acusa de não ter recebido a ajuda que merecia, suicidando-se de seguida. Para se redimir desta perda, Malcolm aceita o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment), uma criança de oito anos que vive paralisado pelo medo e que guarda um segredo assustador.

Get Out (2017)

Fotografia/Reprodução

Quando Rose (Allison Williams) decide apresentar o namorado Chris (Daniel Kaluuya) aos pais, estes convidam o casal para uma reunião familiar numa zona rural. Apesar da relutância de Chris, Rose insiste que não há motivo para preocupação, já que os pais são cultos e inclusivos. Quando chega à casa, é recebido com simpatia mas percebe que algo de errado se passa e, quando resolve fugir daquele ambiente, percebe que a família tem outros planos para ele.

The Prestige (2006)

Fotografia/Reprodução

Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são dois mágicos com uma grande rivalidade desde que começaram a fazer magia. Mas se Robert é dotado para o espetáculo, Alfred não tem a mesma genialidade, e os dois acabam por competir constantemente entre si. Quando Alfred apresenta um truque nunca antes visto, a obsessão de Robert toma conta dele e o resultado só pode ser fatal.

Avengers: Endgame (2019)

Fotografia/Reprodução

Após Thanos eliminar metade dos habitantes da Terra, os Vingadores voltam a juntar-se para lidar com a perda de amigos e entes queridos e engendrar um plano para reverter a situação. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) perdido no espaço com Nebula, Steve (Chris Evans) e Natasha (Scarlett Johansson) lideram a resistência contra o ser destruidor e planeiam a melhor forma de lhe retirar o que lhe confere poder.

The Village (2004)

Fotografia/Reprodução

Uma vila pacífica torna-se no pior pesadelo dos habitantes quando o bosque esconde um conjunto de criaturas perigosas criaturas apelidados de “Aqueles de Quem Não Falamos”. Apesar dos pedidos para se manterem afastados, o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) ultrapassa os limites e apaixona-se por Ivy Walker (Bryce Dallas Howard), uma rapariga cega que também chama a atenção de Noah Percy (Adrien Brody). O amor de Noah por Ivy coloca a vida da jovem e da vila em perigo e faz com que a verdade seja revelada.

Seven (1995)

Fotografia/Reprodução

Na sociedade de Los Angeles, dois detetives com características bem diferentes ficam encarregues de uma importante investigação. Durante sete dias, William Somerset (Morgan Freeman) e David Mills (Brad Pitt) deparam-se com sete cenas de crime diferentes. Na primeira, um homem obeso morre de ingestão forçada de esparguete. Mas o que parece ser apenas um crime bizarro torna-se numa matança que representa os sete pecados mortais.

Fight Club (1999)

Fotografia/Reprodução

Jack (Edward Norton) é um investigador de seguros que vive insatisfeito com a vida que leva. É o seu problema de insónias que o leva a frequentar um grupos de auto-ajuda onde conhece Marla Singer (Helena Bonham Carter) e Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta Jack a um grupo secreto, com regras restritas, que se encontra para aliviarem a tensão e angústia através de violentos combates.

Seven Pounds (2008)

Fotografia/Reprodução

Tim Thomas (Will Smith) carrega a culpa de um acidente que matou sete pessoas, incluindo a sua noiva, Sarah Jenson (Robinne Lee). Para se redimir e tentar livrar-se do peso do fardo que o persegue, Tim assume a identidade do irmão, Ben Thomas, um agente do Departamento de Tesouro dos Estados Unidos da América, e decide salvar sete pessoas para pagar a sua “dívida”. Mas quando conhece Emily (Rosario Dawson) apaixona-se, e resolve que ela é uma das sete vidas que irá salvar.

Ex Machina (2014)

Fotografia/Reprodução

O jovem Caleb (Domhnall Gleeson) ganha um concurso na empresa como programador de computadores em que o prémio é passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o presidente da companhia. Após a sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar numa das criações de Nathan: Ava (Alicia Vikander), um robot com inteligência artificial. Ninguém prevê que essa criatura se torne sedutora e inteligente, reviravolta que complica a situação de tal forma que Caleb não sabe em quem confiar.

Inception (2010)

Fotografia/Reprodução

O filme de Christopher Nolan apresenta Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão que rouba segredos corporativos através da invasão do inconsciente, durante o sono. Entre sonhos que não esperávamos que estivessem dentro de outros sonhos, juntamo-nos a Dom e à sua equipa, Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Eames (Tom Hardy) e Ariadne (Ellen Page), na tentativa de executar o plano perfeito: plantar uma ideia na mente do herdeiro de um império. Os momentos finais, no entanto, deixam o espectador completamente perdido nas suas ideias e dão a vez a infindáveis teorias.

Focus (2015)

Fotografia/Reprodução

A longa-metragem, dirigida por Glenn Ficarra e John Requa, conta a história de Nicky (Will Smith), um ladrão profissional. Depois de se deixar entrar numa tentativa falhada de roubo por parte de Jess (Margot Robbie), passa a atuar como seu mentor. No meio de vários esquemas elaborados ao mais alto nível, é impossível não ficarmos completamente boquiabertos várias vezes durante o filme. A maior surpresa surge, claro, no desfecho completamente inesperado.

The Skin I Live In (La piel que habito, 2011)

Fotografia/Reprodução

Filme de Pedro Almodóvar que retrata a história de um cirurgião plástico que cria uma pele sintética incapaz de sofrer danos. A sua cobaia é uma mulher misteriosa que mantém cativa dentro da sua própria casa e que é a chave para a sua obsessão. Descrito pelo realizador como um “filme de terror sem gritos e sustos”, conta com interpretação de Antonio Banderas e Elena Anaya nos papéis principais desta história de vingança.

Possession (1981)

Fotografia/Reprodução

Numa das mais aclamadas interpretações de uma atriz na história da sétima arte, Isabelle Adjani veste a pele de Anna, uma jovem mulher que abandona a sua família sem qualquer explicação. Suspeitando de um caso, o seu marido decide investigar o comportamento estranho da sua mulher, descobrindo que há algo muito mais bizarro e estranho a acontecer.

Memento (2000)

Fotografia/Reprodução

Leonard Shelby (Guy Pierce) procura o homem que violou e assassinou a sua esposa. Mas no seu caminho encontra-se a sequela de um acidente que o deixou a sofrer de uma rara condição de amnésia que o impossibilita de se lembrar do que aconteceu 15 minutos atrás. Para contornar isto, usa um sistema elaborado de fotografias polaroids e tatuagens que o permitem lembrar dos acontecimentos. Realizado e escrito por Christopher Nolan.

The Mist (2007)

Fotografia/Reprodução

Sendo uma adaptação do livro de Stephen King, realizada por Frank Darabont, este é um filme apocalíptico com um final imprevisível. Durante duas horas, quase inteiramente passadas num supermercado, conhecemos um grupo de pessoas que tem de se esconder de um nevoeiro. O nevoeiro carrega em si uma série de monstros alienígenas mortíferos que estão a dominar o mundo, que vai perdendo lentamente toda a esperança. No fundo, é uma história de luta e resiliência pela sobrevivência, e os minutos finais roubam literalmente o tapete ao espectador.

Com sugestões de Ana Silva (coord.), Diana Carvalho, Diogo Silva e Miguel Rocha

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
O realizador Francisco Manso conversou com o Espalha-Factos sobre o seu novo filme, 'O Nosso Cônsul em Havana'
Entrevista. Francisco Manso: “O Eça é uma figura do mundo e é importantíssimo para a língua portuguesa”