O Festival Eurovisão da Canção, que este ano não se pôde realizar, como previsto, em Roterdão, terá lugar na cidade dos Países Baixos a 18, 20 e 22 de maio de 2021. O anúncio foi divulgado esta segunda-feira (15) nas redes sociais do certame.
Segundo o comunicado da organização, a União Europeia de Radiodifusão e as emissoras anfitriãs – NPO, NOS e AVROTROS – confirmaram a realização das as duas meias-finais a 18 e 20 de maio e a grande final a 22 de maio de 2021. As datas para o concurso do próximo ano foram anunciadas na arena Ahoy, em Roterdão, o local do espetáculo do próximo ano.
Durante a emissão especial Eurovision: Europe Shine A Light, em maio, a organização já tinha revelado que Roterdão manter-se-ia como residência da Eurovisão 2021, depois de não ter podido ser a anfitriã, este ano, a competição internacional, que foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
“O Festival Eurovisão da Canção 2021 faz parte da Aliança de Promotores de Eventos nos Países Baixos, que é uma aliança de organizadores de eventos, locais e associações comerciais que trabalham juntos no desenvolvimento de protocolos para tornar os eventos gradualmente possíveis novamente“, salienta o comunicado.
Em equação estão ainda os elementos da edição deste ano que farão parte do espetáculo em 2021. “O palco será transferido para o próximo ano, porque isso já estava preparado. Além disso, muito depende do que é possível naquele momento, da disponibilidade de todos os envolvidos e do que se encaixa no espírito de 2021“, afirma Sietse Bakker, produtor executivo.
A organização salienta que os detentores de ingressos para a Eurovisão de 2020 já tiveram oportunidade de pedir o seu reembolso. “Os reembolsos foram solicitados para apenas 4% das reservas. Agora que as datas são conhecidas, uma segunda ronda de pagamentos está aberta até sexta-feira, 26 de junho, para aqueles que não podem participar no evento do próximo ano“, faz saber. Mais detalhes sobre os reembolsos podem ser conhecidos aqui.