E Tudo o Vento Levou

‘E Tudo o Vento Levou’ lidera vendas da Amazon

Depois de retirado da HBO Max, o filme E Tudo o Vento Levou, bastante criticado por ter um enredo racista  e que perpetua estereótipos em torno das pessoas negras, surgiu a liderar o top de vendas da Amazon.

Realizado por Victor Fleming, o filme histórico-romântico conta a história de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) ao longo da Guerra Civil, altura em que os estados do sul queriam proclamar a independência, negando-se a abolir a escravatura.

Após o seu lançamento, em 1939, E Tudo o Vento Levou tornou-se um dos filmes mais famosos de todos os tempos, chegando a ganhar oito Óscares. No entanto, depois do assassinato de George Floyd, que desencadeou uma série de manifestações antirracistas, as pessoas começaram a prestar mais atenção ao conteúdo mediático a que assistiam.

Assim, a HBO Max decidiu retirar o filme do seu catálogo, afirmando que o voltará a colocar, sem cortes, acompanhado de uma discussão do seu contexto histórico. A HBO deixou ainda claro que os estereótipos racistas vistos no filme não correspondem aos valores da WarnerMedia.

Estas representações racistas estavam erradas na altura e estão erradas hoje e achamos que manter o filme sem explicação e sem uma denúncia dessas representações seria irresponsável“, reforçou, em comunicado, um porta-voz da HBO.

Entretanto, toda a polémica envolvida à volta do filme fez com que as pessoas ficassem curiosas e procurassem, ainda mais, ver do que se tratava. Isto levou a que E Tudo o Vento Levou chegasse ao primeiro lugar da tabela de vendas de best-sellers da Amazon e ao quinto lugar da Apple.

Com a temática do racismo e da violência policial acesa, muitas empresas de entretenimento viram-se obrigadas a rever os seus conteúdos, tanto em filmes como em programas de televisão. É exemplo disso a Paramount Network e a A&E, que cancelaram, respetivamente, os seus reality shows COPSque acompanhava situações reais da polícia norte-americana – e Live P.D.

“Este é um momento crítico na história da nossa nação e tomámos a decisão de acabar com a produção de Live P.D.”, disse uma fonte oficial da A&E, citada pela ABC News.

 

Mais Artigos
Terra Brava está em últimos episódios na SIC.
Audiências. SIC continua em alta no horário nobre